sábado, 27 de fevereiro de 2010

Fantasporto: Dia 1 (26/02/10)

(escrito para o site Ante-Cinema)

O Fantasporto 2010 arrancou oficialmente ontem à noite para duas sessões esgotadas no grande auditório do Rivoli de Solomon Kane (trailer já a seguir). O 'Fantas' está aí...



Solomon Kane, de Michael J. Bassett

Adaptação em filme da personagem criada pelo 'pai' do género 'Sword and Sorcery' Robert E. Howard, o mesmo autor de Conan, Soloman Kane é uma produção europeia (França, Rep. Checa e Inglaterra) de Samuel Hadida e realizada por Michael J. Bassett que estavam previstos apresentar o filme ontem na sessão oficial de abertura, mas segundo a organização 'perderam-se num jantar'. A conferência de imprensa com os dois está marcada para hoje ao meio-dia no Rivoli.

Ao lembrar-nos de Conan, lembramo-nos também que este género particular de fantasia anda um bocado esquecido no cinema, mesmo com este Solomon Kane a ser previsto o primeiro capitulo de uma trilogia sobre a personagem.

Solomon Kane é mais que um típico blockbuster, é mais 'adulto' com fantásticas e sangrentas sequências de batalha, no entanto após um excelente inicio, o filme começa-se e infelizmente a perder-se a partir do seu meio. Os clichés parecem vir do nada e uns a seguir aos outros. A sua previsibilidade estraga bastante aquela primeira sensação que tinha transmitido até à sua metade, perdendo um bocado o interesse. Apesar de tudo, Solomon Kane não é um mau filme, têm uma fabulosa fotografia num misto que faz lembrar Senhor dos Anéis com Conan devido aos seus elementos de bruxaria, uma luta eterna entre o bem e o mal, ou entre o céu e o inferno.

Solomon Kane era um mercenário que renunciou à violência após um encontro com um ceifeiro da morte que lhe vinha cobrar a alma. Após de ter escapado Solomon refugia-se anos num templo de monges em Inglaterra. Mas quando chega a sua vez de partir, o reinado de terror do feiticeiro Malachi na sua terra natal dar-lhe-á de bom grado a vontade de 'voltar a matar e não se importar que a sua alma vá para o inferno'.

Solomon Kane têm a sua estreia nacional pelas restantes salas nacionais a 18 de Março, distribuído pela Zon Lusomundo.
--------------------


Colin, de Marc Price

Colin vai ser uma das poucas presenças do Ante-Cinema no pequeno auditório. O infame filme sensação britânico de pouco orçamento que custou apenas (segundo dizem) 45 libras(!) foi filmado com os colegas do realizador com uma mini-dv e editado usando o Adobe Premier. O resto a internet fez o seu papel no que toca à sua promoção, criando assim o 'hype'. Colin teve a sua estreia no festival de Cannes em Junho de 2009, teve lançamento limitado em algumas salas do Reino Unido, e terá lançamento em DVD.

Colin, dito por Marc Price, tem a particularidade de ser o primeiro filme do género a ser visto do ponto de vista dos zombies. Sinceramente, e como um fã da temática, Colin não é de facto um filme para todos, não pelo gore (muito bem conseguido aliás), mas porque é de facto um filme muito, muito amador. Onde a ideia da história até é bem concebida (não me surpreenderia que algum estúdio independente britânico financiasse a produção de um filme ao realizador) mas existem cenas, principalmente as de acção, que de facto estão extremamente mal filmadas.

Enfim, é um filme muito difícil de dar uma opinião concreta, que fica com a balança equilibrada pelos seus prós e pelos seus contras. Há-que destacar o empenho e dedicação de Marc Price ao filme, porque a convicção, a ideia está de facto toda lá, assim como a homenagem a George Romero (The Dead Walk em letras grandes numa página do jornal). Apesar da indecisão, aqui fica aqui na mesma a sugestão, nem que seja para saciar a curiosidade, para os fãs do género para ver Colin.

Para o dia de hoje, Sábado, está previsto à equipa do Ante-Cinema ver quatro filmes (Thirst incluído). O balanço do segundo dia amanhã no site.

Sem comentários: