sexta-feira, 8 de junho de 2007

'Renaissance' de Christian Volckman

Renaissance (Renascimento) é o mais recente esforço no território de filmes com o estilo de novelas gráficas 'coladas' no grande ecrã, após Sin City e 300, mesmo não sendo baseado em nenhuma o feeling e a intenção é a mesma...

Produzido durante 6 anos e em 3 países (França, Luxemburgo e Reino Unido) o realizador francês Christian Volckman utiliza a rotoscopia como processo de animação mas de maneira mais eficaz que A Scanner Darkly de Richard Linklater, outro projecto também recente e com técnica similar. Com uma estética nunca antes visto num filme de animação, usando captura de personagens reais como a chave para a fotografia da animação a preto e branco com uma perfeita manipulação de sombras e luz.

Neste thriller futurístico com pano de fundo uma Paris do ano de 2054 com uma arquitectura monumental e sofisticada, é-nos apresentado aqui um filme de ficção cientifica com a clássica estrutura 'noir' e que mais parece tirado dum comic desenhado por Frank Miller e escrito por Philip K. Dick . Tipo um Sin City (mas só em estilo) e passado num futuro próximo com referências clássicas óbvias a outros filmes do género como Blade Runner, Matrix, Minority Report etc... Aqui seguimos o inspector Karas (na versão Inglesa com a voz de Daniel Craig) que investiga o rapto de Ilona Tasuivez, uma das melhores cientistas de Avalon, a maior empresa da cidade, envolvendo-se juntamente com a irmã de Ilona numa conspiração ao maior nível.

No geral, não sendo só um filme pura e esteticamente visual mas tremendamente atmosférico e com um ambiente único, o filme tem uma fabulosa direcção artística com cenas de acção soberbas. Com uma excelente projecção da cidade de Paris e a sua visão futurística e comprometedora da comunidade, o filme parece apenas pecar pelo seu argumento que apesar de coerente não deixa de ser simples e banal cortando por vezes a tensão dramática e deixando outros temas explorados esquecidos.

É como já referi um thriller animado de ficção cientifica inovador, tornando assim esta animação na melhor dirigida para adultos vindo da Europa. Vejam-no se puderem.

Sem comentários: