quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

'The Wicker Man' de Neil LaBute


Remake do filme de culto britânico de mesmo nome, realizado em 1973 por Robin Hardy e baseado na obra de Anthony Shaffer.

Neil LaBute, de Nurse Betty e Possession, assume a adaptação deste remake na realização e argumento e não é feliz na sua estreia neste género de suspense/thriller.

Nicolas Cage interpreta, no papel principal, um agente da polícia que recebe uma carta de pedido de ajuda da sua ex-noiva para investigar o misterioso desaparecimento da sua filha em Summersisle, uma ilha privada povoada por uma sociedade com costumes e crenças já esquecidas, o paganismo.

The Wicker Man é o nome a que eram designadas as estátuas em forma de homem feitas com paus de madeira (ver foto acima), que eram usadas nos rituais de sacrifícios humanos e animais na antiguidade. Actualmente tais figuras são utilizadas como elementos festivos em cerimónias de algumas culturas com referências ao neopaganismo.

O filme é aqui apresentado como um drama/thriller sobrenatural e não é surpresa nenhuma falhar redondamente durante toda a sua progressão, tornando-se por vezes chato e demasiado óbvio. Apenas o climax no final é o único momento de mais valia do filme que, mesmo apesar de não ser nada de novo para quem conhece a obra, é no entanto a única vez em que realmente se consegue sentir o ambiente recordando-se assim do filme original, ficando longe do magnífico final desconfortável e perturbador do clássico de culto de 1973 (ver mais abaixo). De resto este remake é um vazio por completo e sem atmosfera.

Nos pontos mais cruciais, primeiro e fundamental, este filme falha monumentalmente na caracterização da personagem principal, onde ao contrário do original a personagem de Howie é um cristão devoto que se encontra chocado e deslocado com os costumes e crenças de uma religião totalmente diferente da sua. Depois é impossível não deixar de referir a personagem de Lord Summerisle, interpretado por Christopher Lee no original (ver foto abaixo) num dos melhores papéis da sua carreira, aqui interpretada numa figura feminina por Ellen Burstyn. Outros nomes mais conhecidos que preenchem os papeis secundários são os de Kate Beahan, Molly Parker, Leelee Sobieski e Diane Delano.

The Wicker Man (O Escolhido): 3/10


Para finalizar, e porque felizmente o original prevalecerá, deixo aqui a recordação do final original de The Wicker Man (1973):


Sem comentários: