quinta-feira, 30 de julho de 2009

Review: The Uninvited - Os Indesejados

Remake do aclamado e fabuloso 'A Tale of Two Sisters' do coreano Kim Ji-woon (A Bittersweet Life; The Good, the Bad and the Weird), que começou a produção com o mesmo titulo do original mas que foi posteriormente alterado para The Uninvited, Os Indesejados em português. O remake americano, realizado pelos 'novatos' irmãos Charles e Thomas Guard, é o mais recente titulo da dupla de produtores Walter F. Parkes e Laurie MacDonald, que trouxeram o remake que começou tudo(?): The Ring, realizado exemplarmente por Gore Verbinsky. O filme têm nas interpretações principais os nomes de Emily Browning, Arielle Kebbel, Elizabeth Banks e David Strathairn.

Os Indesejados centra as principais atenções nas irmãs Anna e Alex. Anna regressa a casa após um período de 10 meses em que esteve internada numa clínica psiquiatra após ter assistido ao trágico acontecimento que vitimou a sua mãe. No seu regresso descobre que Rachel, a enfermeira que cuidou da sua mãe até à sua morte, mudou-se para a sua casa e está agora noiva do pai. A desconfiança perante a sua nova 'madrasta' aumenta a partir do momento em que começa a recordar-se de memórias perdidas e é assombrada por visões reveladoras, junto com a sua irmã Alex irão desvendar a verdade e convencer o pai delas das verdadeiras intenções da sua noiva.

Como em todos os remakes, para quem já viu o filme original, é impossível não estar sempre a um passo à frente... Ainda por cima este remake não acrescenta nada de novo. Assim sendo pode-se dizer que o filme satisfaz e irá (talvez) surpreender apenas a quem não conhece o filme de Kim Ji-woon. Esta versão americana não muda assim muito perante o original, há muitas cenas diferentes mas a trama central está intacta, mas o maior problema é a maneira como o filme desenvolve essa trama como o núcleo da narrativa, mesmo apesar de ter todos os elementos e uma boa atmosfera este thriller de suspense falha crucialmente no twist principal acabando num fraco climax.

Apesar de não ser tão tenso como previsto, há que destacar a química entre o trio feminino que é fabulosa. Emily Browing (Violet em Lemony Snicket's A Series of Unfortunate Events) não é nova nos filmes do género, entrou em filmes como Ghost Ship e Darkness Falls quando era pequena e amadureceu bastante, está mais confiante neste papel mais adulto e é ideal para esta personagem: jovem, fraca e inocente. Elizabeth Banks traz uma interpretação mais clássica da típica 'madrasta má'. De resto fica-se sempre com aquela sensação que 'é apenas mais um remake' e que poderia ser melhor. Este é um perfeito exemplo que dá continuidade à moda de Hollywood em pegar num filme de sucesso do terror asiático e recria-lo para uma audiência mais jovem. Apesar de estar um bocado acima (digamos que é um remake simpático) do que a média medíocre dos mais recentes remakes asiáticos, é pena ver histórias com este potencial desperdiçadas, e provavelmente serem lançadas para o mesmo 'caixote' juntamente com o The Eye e One Missed Call, esses sim... péssimos, que nem justiça fazem aos originais.

Sejam os remakes bons ou maus é sempre discutível, para o melhor ou para o pior, mas é verdade que mantêm sempre o original intocável, mas será mesmo que os remakes podem dar a conhecer um outro cinema que o publico mais mainstream não conhece? Ou será que esse mesmo publico desconhece que o filme em questão se trata de um remake? E será que se aventuram ou nem se importam?

Photobucket


Sem comentários: