'Blood Diamond' de Edward Zwick
Solomon (Hounsou) é um pescador local que concorda com a ajuda oferecida por Archer (DiCaprio), um traficante de diamantes, para ajudar a encontrar a sua família desaparecida e vitimas da guerra. Tudo isto em troca de um diamante que o próprio Solomon encontrou e escondeu durante a altura em que tinha sido capturado para trabalhar como escravo numa mina de diamantes. Ambos contam também com a ajuda de uma jornalista americana destacada em África (Connelly).
Blood Diamond é tanto violento e chocante como espectacular. É um daqueles filmes que apesar de entreter em termos de acção consegue passar uma mensagem de alerta e sensibilizar os mais distraídos. Mesmo com um argumento simples, o filme captura a realidade trágica e a violência numa essência verdadeira e brutal. É um filme sério, arrebatador e emocionante, um excelente drama de acção e aventura como já não se via à algum tempo.
Em termos de interpretações, este trio de personagens principais galardoadas são cativantes e bem caracterizadas apesar da personagem de Jennifer Connely ser mais secundária. Curiosamente foi este filme que valeu a Dicaprio a nomeação deste ano para o Oscar de melhor actor principal em vez da sua interpretação aclamada em The Departed de Martin Scorsese. Opção escolhida pela Academia depois da sua dupla nomeação para ambos os filmes nos Golden Globes. Nomeação também mais que merecida para a categoria de melhor actor secundário é a de Djimon Hounsou como Solomon, que é de facto a melhor interpretação deste filme.
Blood Diamond (Diamante de Sangue): 9/10
Sem comentários:
Enviar um comentário