terça-feira, 16 de janeiro de 2007

'The Grudge 2' de Takashi Shimizu

Depois de vários filmes (quatro) da saga original japonesa Ju-On: The Grudge e o respectivo remake americano de 2004, Takashi Shimizu regressa novamente para a sequela americana do seu próprio remake. Nesta nova moda de Hollywood, como se não chegasse esta febre dos remakes de filmes de terror, já não é a primeira vez que no caso dos asiáticos o mesmo realizador faz precisamente o remake quando ele já fez o original. Portanto são feitos 2 filmes pelo mesmo realizador que são baseados no mesmo: o original asiático e o remake com a respectiva produção americana, com mais orçamento e neste caso com Sam Raimi na produção...

Mas ao contrário do outro exemplo mais feliz de Hideo Nakata onde em The Ring Two deu o exemplo na sequela (de louvar) e seguiu bem o caminho do primeiro filme sem o estragar e sem colar-se em demasia ao seu remake, esta nova aposta de utilizar o mesmo realizador para o remake pensando que talvez não existiria ninguém melhor para esse cargo, pelo o que parece não parece dar resultado em ambos os filmes desta série. Já tivemos o exemplo disso no primeiro filme, não por filme ser mau mas por ter ficado muito longe das expectativas criadas, sendo bastante inferior ao seu original Ju-on, então a sua sequela falha ainda em mais aspectos que o seu antecessor.


Nesta sequela salta-se entre Tóquio e Chicago devido às consequências causadas pela maldição perdendo por completo o ritmo da acção e segue-se a história de Aubrey Davis, interpretada por Amber Tamblyn, que é também exposta (entre outras pessoas) à mesma maldição sobrenatural que a sua irmã, Sarah Michelle Gellar tal como foi retratado no primeiro filme. Mas como seria de esperar, isto não vai mais além do vulgar 'mais do mesmo' mas também não se podia esperar mais desta sequela porque desde o inicio não prometia nada de mais. Portanto falha redondamente na tentativa de, pelo menos, satisfazer as já poucas pessoas que viram e até simpatizaram com o primeiro filme... Mas esta sequela distancia-se demais da história apresentado no original sendo um pouco incoerente e bastante previsível.

The Grudge 2 (A Maldição 2): 5/10

Sem comentários: