sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Review - Inglourious Basterds

Finalmente, o aguardado regresso de Tarantino nas nossas salas! Desde que foi apresentado em Cannes que a espera se tornava cada vez mais longa. Inglourious Basterds (Sacanas Sem Lei) é o seu longo épico de guerra, que esteve na mente do realizador à mais de 10 anos.

Poderá ser esta a sua obra-prima? Pois pelo menos Tarantino dá a entender que sim, aliás até refere isso numa das linhas do filme muito directamente (sem querer estragar nada).

Para os fãs do estilo a que o realizador já nos habituou, é certo que não ficarão desiludidos com este novo filme. É Tarantino sem dúvidas nenhumas, com longos e elaborados diálogos que dão grande caracterização e riqueza às personagens, por isso está longe de ser um filme de guerra vulgar. É uma versão diferente dos factos num filme de guerra nunca visto em cinema, e isso tanto em violência como em detalhes. Incorrectamente delicioso, tanto politicamente como historicamente, neste cenário alternativo passado durante o terceiro Reich de Hitler.

O filme é divido em cinco capítulos, todos com uma fantástica fotografia. O primeiro e o último capitulo são de longe os melhores, isto sem menosprezar os restantes, mas pessoalmente achei que o capitulo final sofreu um bocado de ritmo na montagem que não é normal nos filmes de Tarantino. Para mim, vindo do realizador, espero sempre qualidade, e nota-se que Tarantino deixou-se talvez entusiasmar em demasia... Penso que tal como Kill Bill este é mais um filme que irá crescer ao longo dos anos. Apesar disso, estamos perante a mais um filme dos 'melhores do ano'.

Destaque mais que merecido para Christoph Waltz, uma interpretação sem dúvidas fora do normal. E Brad Pitt que, apesar de ser muitas vezes esquecido, também merece uma menção.


Sem comentários: