sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Avatar - Preview

Avatar é o regresso de James Cameron à realização e também o aguardado regresso à ficção-cientifica, o género que praticamente lhe deu 'nome' com filmes como Terminator, Aliens, O Abismo e T2: O Dia do Julgamento. O projecto, que conta com um super orçamento de 230 milhões de dólares, esteve em stand-by à espera da tecnologia certa para ser produzido, prometeu muito e até elevou em demasia a fasquia. Depois do trailer as reacções foram as mais diversas possíveis, como sempre... Mas o trailer não é nada em comparação com estas imagens da preview, este é um filme feito de origem para se ver em 3D e o certo é que o cinema digital nunca mais será o mesmo após Avatar, porque do pouco do que se viu, a nível técnico é perfeito.

Sobre a preview de Avatar, do pouco que foi mostrado hoje no chamado Avatar Day, o filme destaca-se claramente e como seria de esperar pelo seu CGI, já que vive disso, mas a nível de argumento também dá a sensação que existe uma narrativa mais rica apesar de não terem mostrado muito, mas que dá para ter uma ideia. Com um argumento forte, como Cameron nos habituou na área de ficção cientifica, o filme têm tudo para ser um sucesso também em nível de qualidade e não só pela experiência visual e revolucionária.

Das várias sequências apresentadas, todas da primeira parte do filme para não estragar o suspense (e isto segundo as palavras de James Cameron na pequena introdução da preview), são as cenas passadas na luminescente floresta de Pandora que surpreendem mais, ou seja são as cenas todas criadas em CGI. A verdade é que Avatar não é igual a nada a que já vimos, sejam elas animadas ou reais, por isso está longe de se parecer como um jogo de vídeo, ou sequer como qualquer animação digital até hoje feita, porque tanto as personagens como os cenários são simplesmente perfeitos com um 3D super-envolvente. Quando se pensava que já se tinha visto tudo em CGI, surgem personagens que parecem ter alma própria, movimentos realistas (motion capture no seu melhor) e detalhes fabulosos que só visto em 3D para uma total experiência.

Começamos com uma cena de apresentação militar com um discurso do Coronel Quaritch (Stephen Lang) que parece retirada de Aliens (Sigorney Weaver, apesar de só aparecer na cena posterior, também ajuda). Depois podemos ver parte da transferência de Jake Sully (Sam Worthington) para o seu Avatar, que após se instalar confortavelmente no seu novo corpo (confortável demais até) fica um bocado histérico... De lembrar que a persongem Jake Sully é um veterano de guerra inválido, provavelmente faz anos que pode usar as suas pernas de novo. As restantes são cenas todas passadas no meio envolvente do planeta Pandora e com a tribo de Na'vi's.

Dezembro nunca esteve tão longe, porque Avatar certamente que vai valer a pena, seja por ser uma possível obra-prima ou apenas pela experiência. E por enquanto ficam estas cenas memoráveis...

Sem comentários: