terça-feira, 20 de novembro de 2007

'Beowulf' de Robert Zemeckis

O épico animado em 3D de Robert Zemeckis, que utiliza o mesmo processo de captura de imagens que o seu antecessor, o conto de Natal The Polar Express. Nos principais papéis a dar voz e corpo temos, entre outros, Ray Winstone no papel do herói Beowulf, Anthony Hopkins como o rei Hrothgar, Robin Wright Penn como a rainha Wealthow, John Malkovich como o conselheiro Unferth e Crispin Glover como o monstro Grendel e Angelina Jolie como a sua mãe. Crispin Glover a merecer aqui um destaque particular, numa enorme interpretação vocal a lembrar, por vezes, Gollum.

Baseado na heróica lenda inglesa, o filme conta a história do guerreiro Beowulf que ajuda o Rei Hrothgar a proteger o seu reino da maldição de Grendel e sua mãe (ambos meios monstros, meios humanos). Onde tudo parecia resolvido, passado alguns anos a maldição vira-se contra Beowulf...

O argumento do filme, escrito por Neil Gaiman e Roger Avary, é simples, até porque o género de história não permite muito mais que isto. O filme torna-se repetitivo sim, mas com resoluções diferentes. Mas ignorem isso, o filme é de se ver e rever. Para não falar da magnífica experiência cinematográfica em 3D, o filme é sólido, divertido, com um excelente visual e com cenas memoráveis de acção. E tudo numa animação digital perfeita.

Já agora, e para finalizar gostaria de falar sobre a classificação do filme, em Portugal M/12, mas até lá fora surpreende-me para um filme que foi considerado ao mesmo nível (PG 13) o filme têm mais violência gráfica, palavreado e referências sexuais que muitos dos filmes M/16. Já vi mais por menos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma experiência única!
Abraço