terça-feira, 27 de março de 2007

'Letters from Iwo Jima' de Clint Eastwood

Depois de Flags of Our Fathers, aqui fica o outro complemento de Eastwood sobre a batalha de Iwo Jima, desta na perspectiva dos japoneses. O aclamado Letters from Iwo Jima (Cartas de Iwo Jima) foca a perspectiva da resistência japonesa, onde as tropas tentam impedir em menor numero e sem reforços o ataque americano à ilha vulcânica situada a sul de Tóquio. Ponto estrategicamente importante na batalha entre os Estados Unidos da América e o Japão durante a segunda guerra mundial, onde a ilha é tudo o que se mete no caminho dos americanos rumo ao Japão.

O filme, apesar de uma produção americana, é filmado praticamente por inteiro em Japonês e é baseado no livro 'Picture Letters from Commander in Chief' do General Tadamichi Kuribayashi, interpretado no filme por Ken Watanabe, e pela obra 'So Sad to Fall In Battle: An Account of War' de Kumiko Kakehashi. Apesar da temática conjunta, ambos os filmes têm a mesma abordagem mas visões diferentes da guerra, onde Flags era um retrato falso de heroísmo, Iwo Jima atinge o máximo em termos de honra e patriotismo. Mas ao invés do anterior, este filme tem um heroísmo e glória diferente... sem tom de vitória.

Ao apresentar-nos o ângulo inverso, Clint Eastwood apresenta-nos um fantástico e comovente drama de guerra com excelentes (e brutais) cenas de batalha (cruzando-se até com Flags em várias partes), fortes interpretações e uma mensagem clara. Um retrato verdadeiro de emoções humanas e pessoais das diferentes personalidades tornando este filme mais verdadeiro e significativo do que o seu antecessor. Com os flashbacks a enriquecerem ainda mais a história e a caracterização das várias personagens, onde as diversas cartas escritas e recebidas são uma presença constante, cartas de amor, saudade e esperança.

Clint Eastwood surpreende em mais uma etapa, desta concluindo um ambicioso e arrojado projecto com estes brilhantes e realistas retratos de guerra. Dedicando-se igualmente para ambas as partes e retratando cada soldado como seres humanos que lutam pelo seu país porque assim acreditam, com respeito e gratitude, quando na maioria os filmes de guerra mostram os 'inimigos' como desumanos. Coisa rara em filmes de guerra, 'o retrato do inimigo' por assim dizer (isto falado pelo lado americano), mas isto só para referir que talvez devessem haver mais produções americanas assim...

Letters from Iwo Jima: 9/10

Sem comentários: