quinta-feira, 22 de março de 2007

SIC investe no cinema independente

Texto retirado do site do JN:

"A SIC vai atribuir, a partir deste ano, e até 2012, dois milhões de euros por ano ao Fundo de Fomento do Cinema e Audiovisual, cumprindo um contrato que a estação assinou ontem com o ICAM. Este contrato de investimento plurianual implica a atribuição pela SIC de "dez milhões de euros ao longo de cinco anos", segundo o Ministério da Cultura.

O fundo visa incentivar a produção de cinema independente, devendo contar com um valor estimado de 20 milhões de euros por ano, revelou José Pedro Ribeiro, presidente do Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM), citado pela Agência Lusa. O valor é obtido através das contribuições dos operadores e distribuidores de cinema e televisão, sendo que, dos operadores de sinal aberto, falta celebrar acordo apenas com a TVI, afirmou o responsável.

Além da TVI, "terão de ser realizados contratos de investimento com os distribuidores TV Tel, Cabovisão, Bragatel e AR Telecom e ainda com o operador de acesso condicionado Sport TV", referiu. A RTP comprometeu-se, em Novembro, a investir um milhão de euros por ano e a PT Multimédia tem investido cinco milhões anuais desde a criação do fundo, em 2004."

Sem comentários: