terça-feira, 9 de outubro de 2007

O post dos zombies I: Planet Terror

Nota negativa: 'Planet Terror' de Robert Rodriguez.


Deixem-me clarificar primeiro isto: eu sou fã de Rodriguez. E digo isto não só recentemente por 'Sin City', mas desde os seus tempos de 'Desperado' (só depois é que descobri 'El Mariachi'), mas este 'Planet Terror' consegue ser um óptimo tributo aos 'maus filmes dos anos 70', porque é de facto no seu todo um mau filme. O filme para além de ser um vazio enorme, roça o ridículo com um imaginativo exagerado ao extremo, onde a única vertente é mesmo o entretenimento do espectador. Salva-se porem os diferentes 'cameos' ao longo do filme inteiro e os grandes efeitos especiais. Quem espera um conceito original, não o encontrará em 'Planet Terror', apenas uma paródia de gore divertida, lenta e por vezes chata... Onde a intenção é mesmo essa.


Fico claramente grato por terem dividido ambos os filmes tanto para a Europa (nas salas) como em DVD R1. Porque de facto se era isto o que Rodriguez tinha planeado como o grande regresso dos filmes de zombies, como ele o próprio afirmou nos tempos de 'The Faculty', ainda bem que assim não o foi porque senão o género não teria sobrevivido nem tão pouco ressuscitado.


Pessoalmente, acho que o verdadeiro tributo aos filmes Grindhouse já foi feito por ambos em 1996. Chama-se From Dusk till Dawn.

Sem comentários: