quinta-feira, 2 de julho de 2009

Festival SITGES 09

O Festival Internacional de Cinema Fantástico da Catalunha, o Sitges (festival irmão do Fantasporto), já anunciou a maioria dos seus filmes em cartaz.

Hoje de manhã foi anunciado que o esperado '[REC]2', de Jaume Balagueró e Paco Plaza, terá as honras de abertura do festival, que decorre entre os dias 2 a 12 de Outubro.

Outros títulos confirmados são, na categoria da Secção Oficial de Cinema Fantástico: 'Thirst' de Chan-wook Park; 'Yattaman' e 'Crows 2' ambos de Takashi Miike; 'Grace' de Paul Solet que passou em ante-estreia na última edição do Fantas e fez furor em Sundance; 'Kinatay' de Brillante Mendoza que venceu como melhor realizador em Cannes; 'Kynodontas' de Giorgios Lanthimos outro premiado em Cannes (Prémio Un Certain Regard); 'Musashi' de Mizuho Nishikubo; 'Orphan' realizado pelo espanhol Jaume Collet-Serra; o thriller de ficção cientifica 'Surrogates' de Jonathan Mostow e com Bruce Willis; e 'Moon' de Duncan Jones, ambos fora da competição.

'Alien' de Ridley Scott vai ser homenageado pelo seu 30º Aniversário, e vai ser projectado o Director's Cut do filme que serve como inspiração para o poster deste ano do festival (ver em cima). Em retrospectiva também vão ser exibidos entre outros 'The Shining' de Stanley Kubrick e 'Nightmare on Elm Street' de Wes Craven. Clive Barker também vai ser destaque com a projecção de filmes baseados na sua obra, incluindo os recentes 'Dread' realizado por Anthony DiBlasi, e 'Book of Blood' de John Harrison.

Ainda fora de competição uma novidade no festival: um especial em 3D com os filmes 'Final Destination 4' e 'Toy Story 3D'.

Na secção Midnight X-Extreme já estão confirmados 'Dead Snow' e 'Lesbian Vampire Killers'.

Nas restantes categorias foi também assegurado a qualidade do cinema Europeu com destaque para 'The Countess' de Julie Delpy, baseado na lenda de Elisabeth Bathory, e 'Ne te retourne pas' de Marina de Van com a dupla Monica Belluci e Sophie Marceau. No cinema Espanhol destaque para 'Ingrid' de Eduard Cortés.

Sem comentários: