quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Fantasporto celebra os seus 30 anos com faltas de apoio...

As queixas já não são de agora mas este ano serão mais 'visíveis', não em qualidade de cartaz mas com menos convidados do que o habitual e sem a habitual tenda do cinema que costumava enfeitar a a Praça D. João I. Portanto, será no Teatro do Rivoli todas as actividades à excepção do já mítico Baile dos Vampiros, esse a continuar no Teatro Sá da Bandeira. A direcção do festival não poupou criticas ao governo ontem em conferencia de imprensa, mas garante no entanto que o festival vai se manter no Porto até que o publico o queira desta forma, combatendo assim a regionalização.

"Não vamos ter o habitual numero de estrelas como convidados, devido aos apoios, mas teremos a maioria dos realizadores dos filmes em competição" adiantou Beatriz Pereira.

O Fantasporto arranca já próxima segunda-feira, dia 22 de Fevereiro, com a semana de retrospectivas. Para abrir o 'apetite' nada mais do que uma sessão dupla na primeira noite a abrir com Re-Animator (1985), de Stuart Gordon baseado num conto de H.P. Lovecraft, e Braindead - Morte Cerebral (1992), este último um filme já de culto do festival, realizado por nada mais do que Peter Jackson.

A secção oficial de competição do festival essa decorre entre 26 de Fevereiro a 6 de Março no Teatro Rivoli, e na sua sessão oficial de abertura, marcada para o dia 26 de Fevereiro, vai ser projectado Solomon Kane, uma produção de Samuel Hadida (um dos homenageados do festival) realizada por Michael J. Basset (ambos confirmados com a sua presença). Para a sessão de encerramento e entrega dos prémios, no dia 6 de Março, as honras do fecho do certame vai caber a The Crazies, o remake do clássico de George Romero por Breck Eisner, com a dupla Timothy Olyphant e Radha Mitchell.

Desde Dezembro até ao momento, que várias alterações foram efectuadas ao cartaz (ainda que dito de provisório na altura), sendo a mais notável foi a saída de Splice, de Vincenzo Natali previamente anunciado e um dos nomes fortes do cartaz. Em contra-partida, foram entretanto anunciadas as ante-estreias de The Book of Eli e de La Horde, este último em competição. A ausência de Splice deve-se muito simplesmente a 'exigências por parte da distribuidora impraticáveis pela organização do Fantas' onde teriam de revistar o publico e impedir a entrada na sala de telemóveis e outros objectos que pudessem por em risco a sessão do filme, controlando a pirataria. Mário Dorminsky até mandou a piada de que 'o filme já se encontra disponivel para quem tiver acesso'.

A programação do festival já se encontra disponivel no site oficial nos seguintes links:
Filmes em cartaz
Programação do Grande Auditório
Programação do Pequeno Auditório

Sem comentários: