segunda-feira, 1 de março de 2010

Fantasporto: Dia 3 (28/02/10)



Valhalla Rising, de Nicolas Winding Refn

Valhalla Rising, produção dinamarquesa e realizado por Nicolas Winding Refn, prometia um grande épico sangrento. Assim não o é, de facto o filme sofre um grande problema de ritmo no que toca ás suas longas sequências sem diálogos, por outro lado tem uma fotografia excepcional. Valhalla Rising conta com Mads Mikkelsen no papel principal, mas só está mesmo para dar 'nome' ao filme, já que é só interpretação física, a personagem dele é um guerreiro silencioso e como tal não têm uma única linha de dialogo durante o filme todo.
--------------------


Possessed, de Yong-Joo Lee

The Possessed, tal como era esperado, não é o grande regresso do cinema de terror sul-coreano. Isto porque o filme enverga mais pelo drama/thriller sobrenatural. No entanto não deixa de ser um bom filme. A culpar, é nada mais do que a promoção do filme (posters e trailer), que prometia mais um filme de terror com fantasmas de cabelo comprido à Ringu, The Grudge e Dark Water, por outro lado ainda bem que assim não o é.

O filme centra-se no desaparecimento da irmã de Hee-Jin, a personagem principal, que mais tarde descobre-se ter sido possuída por um elemento sobrenatural. A investigação continua até se descobrir a verdade por detrás do mistério. Não é portanto é um filme de terror, o filme apenas se serve desse género sobrenatural para um drama familiar, no entanto é um filme que prende pela sua narrativa até ao seu fim. Não assusta, as personagens não fogem, longe dos clichés o filme centra-se mais nas diferentes reacções dos protagonistas. O realizador sul-coreano, Yong-Joo Lee, têm aqui a sua estreia como realizador e deixa-nos atento ao seu nome.

Sem comentários: