terça-feira, 23 de março de 2010

Veja online «I’m Here», a curta-metragem de Spike Jonze

Após a estreia de I’m Here no mais recente Festival de Sundance, com direito a uma enorme recepção e buzz por parte da crítica, a curta-metragem de 30 minutos escrita e realizada por Spike Jonze, está agora disponível na sua integra para visualização no site oficial. A curta ainda está na dúvida se vai ter passagem limitada pelos cinemas ou se vai ter sequer direito a lançamento em DVD, portanto aqui fica o site oficial onde é por enquanto o único lugar onde se pode ver esta fantástica curta-metragem, limitada a 5.000 visualizações diárias: www.imheremovie.com.

I’m Here é um projecto original e deslumbrante. É, de facto, algo difícil de se descrever por palavras, mas mais fácil para se sentir. A curta-metragem, passada em Los Angeles, conta uma criativa e invulgar história de amor entre dois robôs, interpretados por Andrew Garfield e Sienna Guillory, num retrato diferente e esteticamente impressionante. Com uma excelente banda sonora, I’m Here é visualmente uma pérola, e o argumento é apaixonante com personagens principais expressivamente credíveis e genuínas.

Em colaboração com a Absolut Vodka, I’m Here é uma invulgar experiência de cinema na internet, feita para uma audiência global. E definitivamente é algo a não perder!

quinta-feira, 11 de março de 2010

'Eclipse' trailer

Se os primeiros dois filmes não foram suficientes para manter o interesse pela saga, pelo menos para alguns, eis que surpreendentemente surge o nome de David Slade na realização para Eclipse. Este será o terceiro filme de Twilight, a saga de vampiros e lobisomens adolescentes criada por Stephenie Meyer, que independentemente da sua qualidade no cinema é visível a febre e claramente inegável o impacto que Twilight teve na dita ‘cultura pop’ e no entretenimento juvenil e popular. David Slade é o nome por detrás de Hard Candy e 30 Days of Night, portanto se existe um mínimo interesse em Eclipse é pelo nome do realizador.

Eclipse regressa com Kristen Stewart, Robert Pattinson e Taylor Lautner no trio principal e terá também uma adição de peso para a personagem da vampira Victoria, é ela Bryce Dallas Howard.

O filme tem a estreia 'mundial' marcada para 30 de Junho de 2010, Portugal incluído.

Aqui fica o trailer:

Novo trailer para 'Robin Hood'


Novo trailer de Robin Hood, adaptação realizada por Ridley Scott e com Russel Crowe que se junta de novo ao realizador para mais um épico, desta vez para interpretar o mítico herói inglês Robin dos Bosques

William Hurt, Mark Strong, Oscar Isaac, Lea Seydoux, Scott Grimes, Kevin Durand, Alan Doyle, Danny Huston e Max von Sydow, fazem parte do resto do elenco. O filme, inicialmente intitulado de Nottingham, estreia a 14 de Maio nos Estados Unidos da América.

domingo, 7 de março de 2010

Critica: Heartless, de Philip Ridley

Heartless de Philip Ridley, o grande vencedor do Fantasporto 2010 em três categorias principais (Melhor Filme da Secção Fantastico, Melhor Realização e Melhor Actor) é sem dúvida um dos grandes exemplos actuais da definição de 'cinema fantástico'. Será realidade? Será alucinação? Heartless é tudo isto, centrado mais no drama humano e num romance contemporâneo, o filme junta dois elementos opostos que parecem de dois filmes completamente antónimos. Se por um lado temos o lado dramático e romântico encenado com sentimento e perfeição dentro de uma cinematografia urbana, do outro temos a tal parte 'fantástica' do surreal, neste caso demoníaca, numa sociedade (eu diria mundo) controlado pelo terror, e este muito sério e actual.

Sem querer estragar muito a narrativa, já que o prazer deste filme é mesmo descobri-lo lentamente e deixar-se levar, Heartless é no fundo, e no género fantasioso, a eterna luta entre o bem e o mal, ou mais a luta interior da personagem principal, protagonizada excelentemente por Jim Sturgess, que interpreta aqui Jaime, um jovem que nasceu com uma marca de nascença em forma de coração num dos lados da sua face, como tal e entre outros traumas familiares têm um grave problema de interacção com a sociedade. Jaime, logo no inicio do filme, tem dois encontros que marcam a personagem juntamente com a narrativa. O primeiro é quando num dos seus refúgios à fotografia captura numa das suas fotos um demónio, que mais tarde vai dar origem a um pacto à Fausto. A outra é quando conhece e apaixona-se por Tia (Clémence Poésy), são estes os dois pontos fulcrais que marcam o filme, e o seu ritmo. Heartless é de facto um bocado incoerente no ritmo da narrativa, mas neste caso, são como dois mundos distintos se unissem num só, cada um com o seu ritmo. E nisto o realizador britânico Philip Ridley consegue bem, muito também com a ajuda preciosa de, como já foi referido, Jim Sturgess.

Os fãs do cinema fantástico tem muito para se deliciar com este Heartless, que, visto agora, não surpreende ao ganhar a secção Fantástico, primeiro por prometer pouco, e depois após de ser exibido de ter aquela noção que este é um daqueles filmes típicos do Fantasporto.

Photobucket


'Air Doll' foi considerado como o Melhor Filme do Fantasporto votado pela Blogosfera

Organizado por Nuno Reis, do Antestreia, ontem teve lugar o primeiro encontro de bloggers no Fantasporto. Presentes estiveram mais de 20 pessoas a representar 15 blogs/sites diferentes. Para mais detalhes sobre o encontro ver aqui.

Em 220 votos contabilizados sobre um total de 42 filmes vistos pela blogosfera participante, os vencedores da primeira edição foram:

Melhor Filme
"Air Doll" de Hirokazu Koreeda

Menção Especial
"Heartless" de Philip Ridley

Melhor Curta-Metragem
"Tout Ma Vie" de Pierre Ferrière

Outros dados:
Médias mais elevadas
8,625 Air Doll
8,5 Heartless
8,18 Fish Tank
8 Deliver Us From Evil

Filmes mais votados
13 Thirst
12 REC2
11 Solomon Kane
10 Jennifer's Body



Em breve, o meu balanço final do Fantasporto 2010, com os meus respectivos pensamentos sobre os restantes filmes vistos: Hierro, [REC]2, Heartless e The Crazies.

sexta-feira, 5 de março de 2010

Vencedores Fantasporto 2010



Heartless (trailer em cima), Fish Tank e Thirst são os grandes vencedores do Fantasporto 2010. Segue a lista oficial dos vencedores:

JURI INTERNACIONAL CINEMA FANTÁSTICO

GRANDE PRÉMIO MELHOR FILME -FANTASPORTO 2010:

Heartless - Phillip Ridley (GB)

PRÉMIO ESPECIAL DO JURI/ PRÉMIO SUPER BOCK:

Deliver us from evil- Ole Bornedal (Din/Sué/Noruega)

MELHOR REALIZAÇÃO:

Philip Ridley - Heartless (GB)

MELHOR ACTOR:

Jim Sturgess - Heartless (GB)

MELHOR ACTRIZ:

Neve McIntosh - Salvage (GB)

MELHOR ARGUMENTO:

Arnaud Bordas, Yannick Dahan, Stéphanie Moissakis, Benjamin Rocher - La Horde (Fra)

MELHORES EFEITOS ESPECIAIS OU FOTOGRAFIA:

Yannick Dahan, Benjamin Rocher - La Horde (Fra)

MELHOR CURTA-METRAGEM FANTASPORTO 2010:

La Carte - Stefan le Lay (Fra)

MENÇÃO DO JURI INTERNACIONAL:

Valhalla Rising - Nicholas Winding Refn (Din/GB)

Embargo - António Ferreira (Port)


20ª SEMANA DOS REALIZADORES

MELHOR FILME DA SEMANA DOS REALIZADORES/ PRÉMIO MANOEL DE OLIVEIRA:

FISH TANK - Andrea Arnold (GB)

PRÉMIO ESPECIAL DO JURI:

Ward nº 6 - Karen Shakhnazarov (Rus)

MELHOR REALIZADOR:

Pater Sparrow - “1” (Hun)

MELHOR ARGUMENTO:

Andrea Arnold por FISH TANK (GB)

MELHOR ACTOR:

Zóltan Mucsi por “1”

MELHOR ACTRIZ:

Elena Anaya. HIERRO (Esp)


ORIENT EXPRESS 2010

O Prémio Melhor Filme Orient Express foi para:

THIRST- Chan-wook Park- Coreia do Sul

O Prémio Especial da secção Orient Express foi para:

A FROZEN FLOWER- Yoo Ha- Coreia do Sul


PRÉMIOS NÃO OFICIAIS

PRÉMIO DA CRÍTICA

O Juri da Crítica do Fantasporto´2010 decidiu atribuir o prémio a:

T.M.A. – Juraj Herz (Rep Chec)

PRÉMIO DO PÚBLICO:

Solomon Kane- Michael J. Basset (EUA)

PRÉMIO CINEMATOGRAFIA:

Cinema Francês for its contribution to European Cinema

PRÉMIOS DE CARREIRA:

Samuel Hadida (Producer- France)

Colin Arthur (Make-up, Special Effects specialist- EUA)

Luís Galvão Teles (Director- Portugal)

INSPIRATION AWARD- INTERNATIONAL FILM GUIDE:

First Squad- Yoshiaru Ashino (Rus/japão/Canadá)

segunda-feira, 1 de março de 2010

Hoje á noite no Fantasporto...

Dupla sessão de cinema espanhol, numa das minhas apostas para uma das noites mais fortes do festival...

(ambas as sessões no grande auditório do Rivoli)

21.15h - HIERRO – Gabe Ibañez – Esp – 91 min SR

Seleccionado para a Semana da Crítica do último festival de Cannes, "Hierro" é um denso thriller psicológico sobre o sentimento de perda e os limites da dor. Durante umas férias familiares na pequena ilha de Hierro, Diego de cinco anos desaparece misteriosamente.



23.15h –REC 2 – Jaume Balagueró, Paco Plaza – Esp- 90 min CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES

De dois mestres do terror moderno, Balagueró e Plaza. Um estrondoso êxito de bilheteira em Espanha. Rec 2 responda às inquietações e aos medos que tinham ficado em suspenso. A niña Medeiros e o segredo de Fátima numa grande obra de terror..

Antecedido por… TOUT MA VIE – Pierre Ferrière- Fra – 6 min CF CURTAS

Fantasporto: Dia 3 (28/02/10)



Valhalla Rising, de Nicolas Winding Refn

Valhalla Rising, produção dinamarquesa e realizado por Nicolas Winding Refn, prometia um grande épico sangrento. Assim não o é, de facto o filme sofre um grande problema de ritmo no que toca ás suas longas sequências sem diálogos, por outro lado tem uma fotografia excepcional. Valhalla Rising conta com Mads Mikkelsen no papel principal, mas só está mesmo para dar 'nome' ao filme, já que é só interpretação física, a personagem dele é um guerreiro silencioso e como tal não têm uma única linha de dialogo durante o filme todo.
--------------------


Possessed, de Yong-Joo Lee

The Possessed, tal como era esperado, não é o grande regresso do cinema de terror sul-coreano. Isto porque o filme enverga mais pelo drama/thriller sobrenatural. No entanto não deixa de ser um bom filme. A culpar, é nada mais do que a promoção do filme (posters e trailer), que prometia mais um filme de terror com fantasmas de cabelo comprido à Ringu, The Grudge e Dark Water, por outro lado ainda bem que assim não o é.

O filme centra-se no desaparecimento da irmã de Hee-Jin, a personagem principal, que mais tarde descobre-se ter sido possuída por um elemento sobrenatural. A investigação continua até se descobrir a verdade por detrás do mistério. Não é portanto é um filme de terror, o filme apenas se serve desse género sobrenatural para um drama familiar, no entanto é um filme que prende pela sua narrativa até ao seu fim. Não assusta, as personagens não fogem, longe dos clichés o filme centra-se mais nas diferentes reacções dos protagonistas. O realizador sul-coreano, Yong-Joo Lee, têm aqui a sua estreia como realizador e deixa-nos atento ao seu nome.