terça-feira, 26 de janeiro de 2010

'Invictus', de Clint Eastwood - Antevisão

Como já nos tem habituado (e bem!) nas últimas décadas, Clint Eastwood é um nome obrigatório na realização e sinónimo de qualidade, daquela que tão pouca parece surgir de Hollywood ultimamente. A caminho dos 80 anos, tem idade para ser pai ou até avô da maioria dos seus devotos, e mesmo assim continua a trabalhar realizando praticamente um filme por ano. Em dois desses anos até nos apresentou dois filmes(!), em 2006 o díptico da guerra de Iwo Jima: As Bandeiras dos Nossos Pais e Cartas de Iwo Jima, e em 2008 com A Troca e Gran Torino. Parece que após a sua última obra-prima na realização, falo de Mystic River de 2003 (consagrado pela Academia), Eastwood encontrou o seu registo que o define com um dos maiores realizadores vivos da actualidade e apresenta muito simplesmente bons filmes uns atrás dos outros, uns melhores e outros piores, mas sempre dentro de um grande nível de excelência. E mesmo com isto tudo, parece não querer parar tão cedo, já que o próximo projecto, o thriller sobrenatural Hereafter (que já anunciamos aqui), já foi oficializado para o final de 2010. A sua eterna paixão à arte só faz o cinema ganhar com isso.

Clint Eastwood regressa agora com o drama biográfico Invictus, baseado na obra do jornalista e autor John Carlin intitulada de “Playing the Enemy: Nelson Mandela and the Game That Changed a Nation”. Invictus retrata o período da vida de Nelson Mandela (interpretado por Morgan Freeman) após de ter sido eleito presidente de África do Sul em 1994. O pano de fundo é o Campeonato do Mundo de Rugby de 1995, com Matt Damon a interpretar François Pienaar, o capitão da selecção sul-africana, os Springboks.

De lembrar que Nelson Mandela foi libertado da prisão em 1990, onde esteve décadas preso, e ganhou a presidência de uma África do Sul pós-apartheid em 1994. Com Mandela a começar a resolver os problemas maioritários do país (crime, racismo, desemprego, entre muitos outros…), o campeonato do mundo que o país iria ser anfitrião no ano seguinte parece ser a maior oportunidade para começar a unir a sua população. Mandela mantém-se então com apenas um pensamento em mente: se os Springboks conseguem deixar em euforia inúmeros sul-africanos, se conseguirem triunfar no campeonato do mundo, então é razão suficiente para unir e inspirar o país a voltar a ganhar a confiança. O título do filme, Invictus, surge do poema de William Ernest Henley e que Mandela partilha com a selecção nacional, poema essa que o inspirou também durante o seu tempo na prisão.

Morgan Freeman foi o primeiro a ser anunciado no elenco para o papel de Nelson Mandela, que até teve a oportunidade de o conhecer pessoalmente, ainda na altura se pensava que seria mais um biopic sobre a vida do presidente sul-africano do que centrado em certo acontecimento, neste caso o do campeonato do mundo de rugby. O nome de Matt Damon veio depois, e apesar de ser pouco parecido fisicamente com o capitão da selecção sul-africana, foi treinado por Chester Williams, uma das estrelas da equipa da altura. Matt Damon que também já está confirmado como protagonista principal em Hereafter.

O filme tem vindo a ser nomeado pelas mais diversas associações de críticos norte-americanos como um dos topo do ano de 2009, e Clint Eastwood, principalmente, tem recebido sucessivas nomeações como Melhor Realizador tal como Morgan Freeman para Melhor Actor Principal. Na mais recente edição dos Globos de Ouro Invictus não triunfou, nem esteve entre os nomeados para Melhor Filme de Drama, mas esteve bem presente em três categorias principais com nomeações para Melhor Realizador, Melhor Actor Principal e Melhor Actor Secundário (Matt Damon).

Com tantos pontos a seu favor, não será exagero nenhum em dizer que Invictus é um filme imperdível!

Estreia a 28 de Janeiro

1 comentário:

disse...

Já estava curiosa para assistir ao filme, agora fiquei ainda mais! Muitos bons atores e uma ótima história! Com a Copa na África do Sul, então, vai atrair muito mais gente! Gostei muito do seu blog, passe no meu:
www.le-puffylove.blogspot.com