quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Antevisão The Road - A Estrada, Um drama apocalíptico

Chega-nos esta semana The Road - A Estrada, a adaptação da aclamada obra homónima de Corman MacCarthy, o mesmo autor de Este País Não é Para Velhos, adaptada recentemente ao cinema pelos irmãos Coen. Realizado pelo australiano John Hillcoat, o mesmo de A Proposta (The Proposition), este drama apocalíptico conta com o já veterano Viggo Mortensen e o jovem Kodi Smit-McPhee nos papéis principais como a dupla central do filme: de um doutor e o seu filho que tentam sobreviver num mundo devastado por um acidente apocalíptico. Nos papeis mais secundários, e no geral apenas com pequenas aparições, temos alguns nomes sonantes como Charlize Theron, Guy Pearce e Robert Duvall.

Com um orçamento de 20 milhões de dólares e filmado em cenários reais, na sua maioria em locais em ruínas, A Estrada promete uma visão dramática e familiar num ambiente apocalíptico, uma poderosa lição de sobrevivência onde tanto pai como filho são ambos dependentes um do outro num mundo bárbaro e praticamente morto. Um filme que vindo de John Hillcoat promete ser duro e certamente difícil de se assistir, e que não será para todos devido ao seu conteúdo deprimente.

A estreia de A Estrada nos Estados Unidos da América foi vítima de sucessivos adiamentos, inicialmente previsto para estrear em Novembro de 2008, o filme foi primeiro adiado para 2009 por motivos de produção e depois por motivos de interesse dos estúdios para ‘lá mais para o final do ano’ (em 25 de Novembro de 2009), para dar mais nas vistas na época dos prémios, a chamada montra do final do ano, isto é, com atenção aos Globos de Ouros e aos Óscares respectivamente. Ironicamente foi um filme totalmente passado ao lado e muito simplesmente ignorado. Em relação a festivais, passou por Veneza, depois por Toronto e encerrou o festival de Sitges da Catalunha.

Apesar disso, A Estrada já foi louvado pela crítica e vindo de uma obra original já de si boa (com o argumento para o filme escrito por Joe Penhall) e com John Hillcoat na realização merece certamente toda a nossa atenção.

1 comentário:

Carlos Martins disse...

É certamente um dos filmes que melhor consegue transmitir a sensação de desesperto e um panorama "sem qualquer saída"... a não ser aquela proporcionada pelas duas balas cuidadosamente guardadas.