sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Review 'The Surrogates - Os Substitutos'

Os Substitutos é sem enganos o que de facto dava a entender: mais um típico thriller de acção futurista, e realmente o filme perde-se em alguns momentos com clichés ao Blade Runner, Matrix, Minority Report e até ao fraco I, Robot. O realizador Jonathan Mostow mantêm o registo do seu filme anterior, T3: A Ascensão das Máquinas, até em certas cenas de acção presentes em Os Substitutos, o filme parece ser o mesmo. Logo é algo que apesar de já termos visto algumas vezes, é surpreendentemente um filme que não desilude se já formos mentalizados para o que vamos e se gostarmos do género.

Passado em 2017, mais de 90% do mundo é dependente de Surrogates, andróides que fazem o trabalho todo (e tudo mesmo) por nós, sem nos preocuparmos com danos físicos nem doenças. Os Surrogates são basicamente umas versões melhores e mais bonitas de cada um de nós. Imaginem um jogo virtual ao género de Sims, mas com pessoas verdadeiras a controlar as personagens pelo mundo real. Apesar disso, os humanos vivem isolados da sociedade, sem contacto com o mundo real porque interagem com o mundo a partir dos seus andróides que controlam remotamente a partir dos seus sofás ou camas. Neste pano de fundo o filme centra-se na investigação de dois agentes do FBI (Bruce Willis e Radha Mitchel), que investigam um aparecimento de uma arma nova que, com uma descarga electro-magnética, consegue matar simultaneamente o Surrogate e o humano que o controla. Quando o Surrogate de Bruce Willis é danificado, ele têm que levar a investigação pelas suas próprias mãos (ou corpo)...

A narrativa parece saída de uma das obras de Philip K.Dick, mas é baseado na mini-série de 5 volumes dos comics de Robert Venditti (a descobrir), o filme é praticamente uma indirecta aos dias de hoje, com dilemas morais, pessoais e familiares, tudo isto numa desconfortável visão do futuro. Mantido com um tom sério ao longo do filme inteiro, é essa narrativa séria juntamente com os dilemas verdadeiramente humanos que fazem Os Substitutos um filme agradável e pensativo, com um lado mais inclinado para os mortais e não para as máquinas.

Apesar da narrativa ser um bocado previsível, Mostow faz um excelente trabalho em manter o interesse e o filme vivo. E o tempo do filme também parece ajudar, apesar da sua curta duração, ficamos com a sensação que não se perde por entre narrativas desnecessárias e apresenta um filme directo e com um ritmo certo.

Apesar de estar muito longe das obras primas do género, o realizador comprova que apesar dos clichés sabe fazer um bom filme de acção e ficção-cientifica. Se pensarmos em Os Substitutos com um blockbuster, então provavelmente o publico sairá desiludido. porque vai esperar um filme que certamente não o é: Um novo I, Robot cheio de piadas à americana...



quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Novo trailer de 'Avatar'

A 20th Century Fox já disponibilizou online o segundo trailer oficial de Avatar, o novo e aguardado projecto de James Cameron. O site oficial do filme também já foi lançado em http://www.avatarmovie.com/, e por este link, o site com conteúdos em português.


E já agora, aqui fica também um video de produção de 4m:


A estreia nacional de Avatar está marcada para 17 de Dezembro. Para ler mais sobre o filme, incluindo a preview no Dia Avatar, é só seguir a tag do filme em baixo.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Adèle Blanc-Sec, por Luc Besson

Luc Besson já começou a trabalhar no seu próximo projecto, depois de já ter finalizado a trilogia de Artur (com Artur e a Vingança de Maltazard e Artur e a Guerra dos Dois Mundos ambos a estrearem para o próximo ano), vai-nos trazer ao grande ecrã As Aventuras Extraordinárias de Adèle Blanc-Sec, adaptação dos álbuns de banda-desenhada de Jacques Tardi.

A obra, composta por 9 volumes (o primeiro publicado em 1976 e o último em 2007), relatas as aventuras da jovem jornalista heroína Adèle Blanc-Sec e a acção decorre maioritamente em Paris na década de 1910, antes dos eventos da primeira guerra mundial.

Com Louise Bourgoin no papel principal de Adèle, o filme têm também como protagonistas Gilles Lellouche (como o Inspector Caponi), Phillippe Nahon (Professor Menard), Jean-Paul Rouve e Mathieu Amalric possivelmente como o seu companheiro e o vilão respectivamente.

Les Aventures Extrodinaire d'Adele Blanc-Sec, no seu título original e que terá certamente um subtítulo, será potencialmente o primeiro capitulo de uma trilogia e têm prevista a sua estreia para o ano de 2011.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Moon, estreia nacional a 12 de Novembro

Um filme de Duncan Jones, com Sam Rockwell e Kevin Spacey.

Sinopse oficial disponibilizada pela Castello Lopes:
A 950 MIL MILHAS DE CASA, O MAIS DIFÍCIL DE ENCARAR… SOMOS NÓS PRÓPRIOS.
Num futuro próximo, o Astronauta Sam Bell (Sam Rockwell) é enviado numa missão de três anos para o outro lado da Lua com o objectivo de vigiar uma mina de Helium-3, um químico que se tornou a principal fonte de energia no planeta Terra. A sua base lunar perdeu a comunicação com a Terra, deixando-o completamente isolado. Felizmente, o seu contrato está quase a acabar e em breve regressará a casa para junto da sua amada mulher Tess e da pequena filha Eve. Mas, Sam sofre um estranho acidente e descobre um segredo que coloca o futuro em questão.

PRÉMIOS
Festival Internacional de Cinema de Edimburgo – Melhor Novo Filme Britânico; Festival Internacional de Cinema Espoo Ciné – Grande Prémio de Ouro para Filme Fantástico Europeu; Festival Internacional de Cinema de Seattle – Melhor Actor; Festival Internacional de Cinema Fantástico de Sitges – Melhor Filme, Melhor Actor, Melhor Argumento e Melhor Design de Produção

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Novo trailer de 'The Wolfman'

A Universal já disponibilizou o segundo trailer oficial do filme. E apesar de apresentar uma nova montagem, assim como cenas novas, este novo trailer curiosamente apresenta menos diálogos concentrando-se mais no ambiente do filme, intensificando assim a sua atmosfera.

The Wolfman, a nova versão do clássico da Universal, é realizado por Joe Johnston e tem no seu elenco Benicio Del Toro no papel principal, Anthony Hopkins, Emily Blunt e Hugo Weaving. O filme tem a data de estreia marcada para 12 de Fevereiro de 2010 nos Estados Unidos da América.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Em caso de emergência zombie...

(click para aumentar)

Campanha viral de [REC]2... Marketing no seu melhor...

terça-feira, 13 de outubro de 2009

'Paranormal Activity' trailer

Paranormal Activity, filme já de 2007, continua a fazer furor. Aclamado pela internet fora, o 'falso documentário' sobre actividade paranormal, realizado e escrito por Oren Peli, fez este fim-de-semana na box office americana 7.9 milhões de dólares!

Actualmente Paranormal Activity está a ter exibição limitada nos cinemas americanos pelas mãos da Paramount, mas está-se a expandir aos poucos porque o publico assim o está a exigir... Um dos raros fenómenos de marketing onde o produto vale por si só...

domingo, 11 de outubro de 2009

Moon, de Duncan Jones vence Festival de Sitges 2009

Moon de Duncan Jones foi o grande vencedor do Sitges 09, o Festival de Cinema Fantástico da Catalunha, arrebatando o prémio de Melhor Filme, Melhor Actor para Sam Rockwell, Melhor Argumento para Nathan Parker e Melhor Desenho de Produção para Tony Noble.

Vencedores:

OFICIAL FANTÀSTIC


JURY
Neil Marshall, Amanda Plummer, Tuomas Riskala, John Saxon and Jordi Battle Caminal

Best Short Film
One of those days by Hattie Dalton

Special Mention
The boy who wouldn’t kill by Linus de Paoli

Best Production Design - Sponsored by Parc Audiovisual de Catalunya
Tony Noble for Moon

Best Make Up FX
Kaatje Van Damme for Mr. Nobody


Best Special Effects
KNB EFX Group for Splice

Best Original Soundtrack
Teresa Barrozo for Kinatay

Best Cinematography
Benoit Debie for Enter the Void

Best Script
Nathan Parker, based on the original story of Duncan Jones, for Moon

Best Actress
Ex-aequo: Elena Anaya for Hierro and Kim Ok-vin for Thirst

Best Actor
Sam Rockwell for Moon

Best Director
Brillante Mendoza for Kinatay

Special Jury Award
Enter the Void by Gaspar Noé

Best Motion Picture
Moon by Duncan Jones


CARNET JOVE JURY
Arnau Vilaró, Sergi Fabregat, Arantza Marichalar, Joan Sala and Isabel Salvador


Best Motion Picture FANTÀSTIC
Ex-aequo: Dogtooth (Canino) de Yorgos Lanthimos and Les derniers jours du monde d’Arnaud Larrieu and Jean-Marie Larrieu

Best Motion Picture MIDNIGHT X-TREME
Wasting Away by Matthew Kohnen


NOVES VISIONS

JURY
Stephanie Billeter, Marc Helwig and Pedro Usabiaga


Best Motion Picture - Sponsored by SEAT
Deliver us from Evil by Ole Bornedal

Special Mention
Van Diemen’s Land by Jonathan auf der Heide

Non Fiction Motion Picture Diploma
Best Worst Movie by Michael Paul Stephenson

Discovery Motion Picture Diploma
Amer d’Hélène Cattet and Bruno Forzani


NOVA AUTORIA SGAE AWARD – INSTITUT BUÑUEL

JURY
Roser Aguilar, Lluís Bonet Mojica, Albert Solé and Joan Valent


Best Director
Swingers by Javier Rodríguez Espinosa, presented by ESCAC-Escándalo Films

Best Screenplay
44987373-V by Robert Ors Griera, presented by Centre d’Estudis Cinematogràfics de Catalunya (CECC)

Best Original Score
The last drag by Gonçal Perales Roy, presented by Centre d’Estudis de Tècniques d’Animació de Catalunya · 9 ZEROS

SPECIAL MENTION for the global quality of the piece
Pin up by Tania Verduzco, presented by Centre d’Estudis Cinematogràfics de Catalunya (CECC)


ORIENT EXPRESS - CASA ÀSIA

JURY
Fausto Fernández, Luis M. Rosales and Marc Walkow


Best Motion Picture
Ip Man by Yip Wai-shun



ANIMA'T – Gertie Award

JURY
Fausto Fernández, Luis M. Rosales and Marc Walkow


Best Animated Film
Summer Wars by Mamoru Hosoda

Best Animated Short film
Le petit dragon by Bruno Collet

Best Animated Feature Film for Kids
Panique au village by Stéphane Aubier and Vincent Patar

MÉLIÈS D’ARGENT

JURY
Tim League, Toni Messa and Antje Nikkola Mönning

Méliès d’Argent for Best European Motion Picture
The Eclipse by Conor McPherson

Méliès d’Argent for Best Europea Short Film
One of those days by Hattie Dalton

MÉLIÈS D’OR


Méliès d’Or for Best European Motion Picture
Martyrs by Pascal Laugier

Méliès d’Or for Best European Short Film
Cold and Dry by Kristoffer Joner, co-directed and produced by Bjørn Arne Odden

Audience Award El Periódico de Catalunya

Best Motion Picture
Zombieland by Ruben Fleischer

CRITIC AWARDS

JURY
Desirée de Fez, Imma Merino and Eulàlia Iglesias

Jose Luis Guarner Critic Award
Les derniers jours du monde d’Arnaud Larrieu and Jean-Marie Larrieu

Citizen Kane Award to an up-and-coming director
Dogtooth (Canino) by Yorgos Lanthimos


BRIGADOON Paul Naschy

JURY
Domingo López Tortosa, Diego López Fernández and José Martos Arroyo

Best short film
Torbellino de hostias by Adrián Cardona


Ben & Jerry’s Award
[REC]2 by Jaume Balagueró and Paco Plaza

sábado, 10 de outubro de 2009

Lars von Trier vai-se estrear na ficção-cientifica...

Depois do polémico Antichrist, um dos destaques a estrear este mês nas nossas salas, o realizador dinamarquês anunciou numa conferência de imprensa que o seu próximo projecto será um filme de ficção-científica, do género catástrofe, intitulado de “Planet Melancholia”.

O filme terá um orçamento de 5 milhões de Euros e, como filme catástrofe, vai conter alguns efeitos especiais limitados, por isso nada comparado com a industria de Hollywood. O realizador adiantou também que vai começar a filmar Planet Melancholia já no próximo verão na Alemanha e Suécia e o casting (de nomes internacionais) está para muito em breve. Lars von Trier anunciou também que ‘o filme não terá um final feliz’… Uma afirmação irónica, que pode muito bem aplicar-se à obra completa do realizador.

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Martyrs vence o Mélies d'Or 2009, em Sitges

O prestigiado Mélies d'Or, galardão que consagra o melhor filme fantástico Europeu, foi atribuído este ano ao fabuloso e intenso filme de terror francês Martyrs, de Pascal Laugier (só mesmo para estômagos fortes). Como melhor curta-metragem, o prémio foi para Cold and Dry (da Noruega), de Kristoffer Joner.

Os restantes nomeados eram Mum & Dad de Steven Sheil (Reino Unido), Absurdistan de Veit Helmer (Alemanha), Sauna de Antti-Jussi Annila (Finlândia), 3 Días de F. Javier Gutiérrez (Espanha), Butterflyzone de Luciano Capponi (Itália), Linkeroever de Pieter Van Hees (Bélgica), Moon de Duncan Jones (Reino Unido) e Panique au Village de Stéphane Aubier e Vincent Patar (Belgica, França e Luxemburgo)

A gala de atribuição dos prémio é desde o ano passado organizada pelo festival de Sitges na Catalunha. Fundados em 1996, os prémios europeus Mélies é a única competição organizada entre os festivais europeus (Fantasporto incluído) que premeiam filmes do género fantástico europeus. Entre os vencedores passados encontramos nomes como: Let The Right One In de Tomas Alfredson (Suécia), El día de la bestia de Álex de la Iglesia (Espanha), Los sin nombre de Jaume Balagueró (Espanha), Possessed de Anders Rönnow-Klarlund (Dinamarca), The Green Butchers de Anders Thomas Jensen (Dinamarca), Princess de Anders Morgenthaler (Dinamarca), Adam’s Apples de Anders Thomas Jensen (Dinamarca) e Code 46 de Michael Winterbottom (Reino Unido).

Dupla principal de 'Let me In' anunciada


A confirmação oficial veio de Simon Oakes, o presidente da Hammer Films, estúdio que adquiriu os direitos para uma nova adaptação de Let the Right One In no festival de Tribeca em 2008. O filme é baseado na obra literária do sueco John Ajvide Lindqvist, e remake da aclamada adaptação pelo realizador Tomas Alfredson, que retrata uma forte e invulgar amizade entre um rapaz e uma vampira presa num corpo de um rapariga de 12 anos.

Kodi Smit-McPhee, que vamos ter a oportunidade de ver muito brevemente em The Road, e Chloe Moretz (500 Dias com Summer, Kick-Ass) serão a dupla adolesceste principal que nesta nova adaptação mudam o nome das personagens para Owen e Abby. Curiosamente o nome de Chloe Moretz torna-se numa surpresa, já que Ariel Winter (a jovem Trixie em Speed Racer) era apontada como uma das mais fortes e ideais candidatas para o papel. Noutro papel, Richard Jenkins interpretará o responsável de Abby, que no original é conhecido por Hakan.

O realizador de Cloverfield, Matt Reeves, está encarregue do argumento e realização de Let Me In e começa as filmagens ainda este ano no Novo México e no Colorado.

O filme tem a data de estreia agendada para 2010 nos Estados Unidos.


quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Tarantino promete Kill Bill 3

Vindo da boca do próprio realizador, num talk-show italiano, Quentin Tarantino foi questionado sobre eventuais sequelas dos seus filmes. A uma possível prequela a Inglourious Basterds, como foi especulada, ele responde que "talvez". A 'Vegas Brothers' (uma sequela ou spin off de Pulp Fiction), ele responde que "nunca irá acontecer". "Mas ainda não me perguntou uma terceira coisa..." diz Tarantino, "...se eu poderei fazer um terceiro volume de Kill Bill?", ao qual a resposta foi afirmativa! Podem ver o excerto da entrevista em baixo: