quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Festival do Estoril arranca amanhã

A terceira edição do Festival do Estoril (Estoril Film Festival '09) arranca amanhã, dia 5 de Novembro, e prolonga-se até dia 14. O festival vai contar com as presenças de David Cronenberg e Juliette Binoche, ambos os homenageados deste ano com direito a retrospectivas da obra completa do realizador e os melhores filmes da actriz. Francis Ford Coppola e Jacques Audiard são outros grandes nomes que também vão marcar presença no Estoril.

Amanha ás 19:30 no centro de congressos é inaugurada a exposição 'Portraits in Eyes', de Juliette Binoche com a presença da actriz francesa, e no dia 6 a apresentação do documentário Juliette Binoche Dans les Yeux realizado pela sua irmã Marion Stalens (ambas presentes). Na sessão de abertura, amanhã ás 22:30, será exibido o mais recente filme de animação de Wes Anderson, Fantastic Mr. Fox, que só estreia nas salas nacionais em Fevereiro de 2010.

Em competição estão 12 filmes de actuais produções cinematográfica europeias, são eles: Duas Mulheres de João Mário Grilo (Portugal); Le roi de l'evasion de Alain Guiraudie (França); Moon de Duncan Jones (Inglaterra); Police, adjective de Corneliu Porumboiu (Roménia); La famille Wolberg de Axelle Ropert (França/Bélgica); Dogtooth de Giorgos Lanthimos (Grécia); Petit indi de Marc Recha (Espanha); The girl de Fredrik Edfeldt (Suécia); Les beaux gosses de Riad Sattouf (França); First of all, Felicia de Melissa de Raaf e Razvan Radulescu (Roménia); Eastern Plays de Kamen Kalev (Bulgária) e Room and a half de Andrey Khrzhanovskiy (Russia).

Fora de competição, e em estreias nacionais, serão exibidos: Tetro, de Francis Ford Coppola (na presença do realizador); Os Sorrisos do Destino de Fernando Lopes (na presença do realizador); The Girlfriend Experience de Steven Soderbergh (na presença da actriz Sacha Grey); The White Ribbon de Michael Haneke, o grande vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes 2009; (500) Days of Summer de Marc Webb; Bright Star de Jane Campion e o polémico Antichrist de Lars Von Trier.

A sessão de encerramento está a cargo de Un Prophète de Jacques Audiard, vencedor do Grande Prémio do Júri no mais recente Festival de Cannes 2009. E a presença do realizador também já está confirmada.

O júri é composto por David Byrne, Cindy Sherman, Rui Horta, Alexandre Desdelap e Manfred Eicher.

Para mais detalhes e programação é só consultar o site oficial do festival em http://www.estoril-filmfestival.com/

Sem comentários: