segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Antevisão 'Moon'

Com a estreia já agendada em Portugal para 12 de Novembro pela Castello Lopes, Moon - O Outro Lado da Lua é um 'pequeno' (mas apenas em orçamento) filme independente de ficção-cientifica que merece a data apontada na agenda para os fãs do género, um dos filmes sensação do ano em vários festivais do mundo.

Realizado pelo britânico Duncan Jones (filho de David Bowie) e com Sam Rockwell no papel principal e a voz de Kevin Spacey, Moon teve a sua estreia mundial em Sundance onde fez furor e deu nas vistas o suficiente para ser adquirido pela Sony Classics para um lançamento limitado em alguns dos cinemas dos Estados Unidos. Mas é nos mais variados festivais que o filme têm vindo a ser aclamado e a ter mais destaque, incluindo no festival de Edimburgo que venceu o grande prémio na categoria de Best New British Feature. No mês passado, na ultima edição do festival da Catalunha, o Sitges, o filme não só arrecadou o grande prémio de Melhor Filme na categoria oficial de fantástico, mas também levou os prémio de Melhor Actor para Sam Rockwell, Melhor Argumento para Nathan Parker e Melhor Desenho de Produção para Tony Noble.

Em Portugal, o filme vai passar também em competição no Festival do Estoril '09 e vai ser exibido em ante-estreia nacional dia 8 de Novembro.

Sinopse oficial disponibilizada pela Castello Lopes:
A 950 MIL MILHAS DE CASA, O MAIS DIFÍCIL DE ENCARAR… SOMOS NÓS PRÓPRIOS.
Num futuro próximo, o Astronauta Sam Bell (Sam Rockwell) é enviado numa missão de três anos para o outro lado da Lua com o objectivo de vigiar uma mina de Helium-3, um químico que se tornou a principal fonte de energia no planeta Terra. A sua base lunar perdeu a comunicação com a Terra, deixando-o completamente isolado. Felizmente, o seu contrato está quase a acabar e em breve regressará a casa para junto da sua amada mulher Tess e da pequena filha Eve. Mas, Sam sofre um estranho acidente e descobre um segredo que coloca o futuro em questão.

O filme é a estreia de Duncan Jones na realização, depois de ter realizado a curta-metragem Whistle em 2002, também de ficção-científica.

Filmado em apenas 33 dias e depois de três meses de produção (entre Janeiro e Março de 2008), com um orçamento reduzido e com vários problemas de produção mas facilmente ultrapassados, Moon é um filme feito com paixão ao género, uma antítese a tudo que vemos de ficção-científica nos dias de hoje, e inspirado nos grandes clássicos dos anos 70 e 80, tais como 2001: Uma Odisseia no Espaço de Stanley Kubrick, Solaris de Tarkovsky (teve direito a um remake em 2002 por Steven Soderbergh e com George Clooney), Silent Running e Outland.

Para além disto tudo, não podemos deixar de falar na pessoa que está a ter mais destaque em Moon: Sam Rockwell é claro, com a sua aclamada, multi-facetada e isolada interpretação que parece conseguir suportar o filme todo com enorme sucesso.

O realizador Duncan Jones, com o seu próximo projecto já em pré-produção, promete não largar a ficção-científica tão cedo e desta forma o género só tem a ganhar com isso.

1 comentário:

Carlos Martins disse...

Amanhá já deixo umas palavras sobre o filme no blog... :)