segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

50 filmes estreados em Portugal em 2008 que têm de ver

(Se entrou directamente por este link, ler primeiro isto.)

Into the Wild (O Lado Selvagem), de Sean Penn

Confesso que dificilmente acreditaria, em 2007, quando anunciado o projecto de Sean Penn, baseado no livro de Jon Krakauer sobre os factos reais da aventura de Chris McCandless no Alasca, pudesse ter um resultado destes. Um dos must do ano, e um dos melhores filmes que vi nos últimos tempos. A história segue um diferente rumo pelo que me lembro do livro, o que é normal para funcionar como objecto cinematográfico e fluir melhor como drama narrativa. Boas interpretações, uma grande realização, fantástica banda sonora por parte de Eddie Vedder e uma bela, mas bela cinematografia. Mal posso esperar pelo Blu-ray disto, para rever de novo o filme em toda a sua glória! http://www.rottentomatoes.com/m/into_the_wild/

Låt den rätte komma in (Let the Right One In), de Tomas Alfredson

Um filme obrigatório para quem gosta da temática de vampiros e que pensa que já viu tudo dentro do género! Este filme apenas passou por cá no IndieLisboa, ainda que um pouco despercebido, e infelizmente deverá sair directo para vídeo. Uma pena realmente, já que é um filme magnifico, um filme bastante aclamado lá fora e bem recebido nos mais variados festivais de cinema fantástico. http://www.rottentomatoes.com/m/lat_den_ratte_komma_in/

The Dark Knight (O Cavaleiro das Trevas), de Christopher Nolan

Até mesmo se viveu numa cave durante o ano inteiro ouviu com certeza falar neste filme. ‘O Padrinho’ das adaptações comics como alguém tão bem referiu. Nolan re-imaginou da melhor maneira a saga com Batman Begins, com Dark Knight ultrapassou o seu bom trabalho. Não só fez uma das melhores sequelas de sempre no mundo dos comics - bate a meu ver o anterior líder, Spider-Man 2 - como é uma grande e elaborada saga de crime. Fascinantes e reais caracterizações das variadas personagens, principalmente a interpretação que será para sempre a mais memorável, e infelizmente uma das últimas, de Heath Ledger, onde consegue deixar todos os restantes protagonistas para segundo plano. Esperemos que com os resultados da box office do filme, este modelo 'adulto' de adaptações do mundo dos comics seja um exemplo a seguir em futuros projectos. http://www.rottentomatoes.com/m/the_dark_knight/



[REC], de Jaume Balagueró e Paco Plaza

Cinema fantástico espanhol no seu melhor. Grande vencedor da edição do Fantasporto de 2008 e um filme bastante superior aos outros que foram também apresentados este ano com a mesma técnica de filmagem, designado como ‘shaky camera’ (Cloverfield e Diary of the Dead respectivamente).

http://www.rottentomatoes.com/m/rec/





007 - Quantum of Solace, de Marc Forster

Bond is back, nesta frenética sequela directa do fabuloso Casino Royale, filme que reiniciou a saga Bond, a meu ver para melhor. Só peca por não ser trilogia já que foi anunciado que este capitulo do agente 007 cerrou. Que venha a próxima aventura, com Daniel Craig é claro.

http://www.rottentomatoes.com/m/quantum_of_solace/







3:10 to Yuma (O Comboio das 3 e 10), de James Mangold

Quem disse que o western está morto? Remake do clássico de Delmer Daves, datado de 1957 pelo realizador de Walk the Line. A dupla no original contava com Glenn Ford and Van Heflin, nesta nova versão temos Russell Crowe e Christian Bale, querem mais?

http://www.rottentomatoes.com/m/310_to_yuma/







4 Months, 3 Weeks and 2 Days (4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias), Cristian Mungiu

Filme Romeno vencedor da palma de ouro no Festival de Cannes de 2007. Um grande e intenso drama sobre duas colegas universitárias que tentam prosseguir com um aborto ilegal, isto numa Roménia comunista em 1987.

http://www.rottentomatoes.com/m/4_months_3_weeks_and_2_days/






The Air I Breathe (O Ar que Respiramos), de Jieho Lee

Uma simples e brilhante estreia de Jieho Lee, realizador americano com origens coreanas. Um drama tipo de ‘Crash’, que junta quatro histórias, todas em comum entre elas, baseadas num proverbio chinês (Felicidade, Prazer, Desgosto e Amor). Com um elenco de luxo e excelentes interpretações de, particularmente, Forest Whitaker, Sarah Michelle Gellar e Kevin Bacon.

http://www.rottentomatoes.com/m/the_air_i_breahe/




Aleksandra (Alexandra), de Aleksandr Sokurov

O novo filme de Aleksandr Sokurov, passado durante a guerra da Chechénia. Um relato quase na forma documental sobre uma avó que vai visitar o seu neto, que é um oficial do exército, a um acampamento militar.

http://www.rottentomatoes.com/m/10008234-alexandra/







The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford (O Assassínio de Jesse James pelo Cobarde Robert Ford), de Andrew Dominik

Li pela net um comentário que descreve perfeitamente este filme: 'É como se o Terrence Malick alguma vez realizasse um western'. Grande filme, lento, cativante, fabuloso. Um filme definitivamente a não perder para os apreciadores de westerns.

http://www.rottentomatoes.com/m/assassination_of_jesse_james_by_the_coward_robert_ford/



Australia (Austrália), de Baz Luhrmann

Como muitos da critica o compararam, e concordo em certa forma, mais pelo registo do modelo apresentado, como o ‘Gone With the Wind’ dos nossos tempos.

http://www.rottentomatoes.com/m/australia/







The Band's Visit (A Visita da Banda), de Eran Kolirin

Filme israelita que saiu directamente para o mercado de vídeo. Teve passagem pelo Fantas, em competição na secção da Semana dos Realizadores. Grande injustiçado para os Oscares de melhor filme estrangeiro do ano passado, já que o filme não pode ser submetido por ter a maioria dos diálogos em inglês, politicas da academia...

http://www.rottentomatoes.com/m/bands_visit/



Before the Devil Knows You're Dead (Antes que o Diabo Saiba que Morreste), de Sidney Lumet

É o regresso do veterano Sidney Lumet à sua grande forma, com um elenco de luxo, é necessário dizer mais?

http://www.rottentomatoes.com/m/before_the_devil_knows_youre_dead/







Blindness (Ensaio Sobre a Cegueira), de Fernando Meirelles

Adaptação da obra de Saramago, um filme bastante divido pela critica e pelos espectadores.

http://www.rottentomatoes.com/m/1188215-blindness/







Body of Lies (O Corpo da Mentira), de Ridley Scott

É de Ridley Scott (que já a muitos anos que o trato por mestre) e basta... Um grande thriller de espionagem e/ou politico.

http://www.rottentomatoes.com/m/10009225-body_of_lies/







Cassandra's Dream (O Sonho de Cassandra), de Woody Allen

Grande regresso de Woody Allen ao género thriller/drama/crime, após o fabuloso Match Point, também rodado em Londres, e um ano depois do mais fraco e previsível Scoop. Grandes interpretações da dupla principal, Ewan McGregor e Colin Farrell. Um filme um bocado rebaixado pela critica.

http://www.rottentomatoes.com/m/cassandras_dream/






The Darjeeling Limited, de Wes Anderson

Um dos melhores filmes, senão o melhor, de Wes Anderson! Uma viagem espiritual de três irmãos, que se reencontram após a morte do pai, pela Índia.

http://www.rottentomatoes.com/m/darjeeling_limited/








Die Fälscher - The Counterfeiters (Os Falsificadores), de Stefan Ruzowitzky

Filme austríaco vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2007. Baseado em factos verídicos, sobre a vida de Salomon Sorowitsch, vigarista detido pelos alemães e mantido num campo de concentração, para organizar a maior operação de falsificação de dinheiro da história, a 'Operação Bernhard'.

http://www.rottentomatoes.com/m/counterfeiter/



El Orfanato (O Orfanato), de Juan Antonio Bayona

Outra pérola do cinema fantástico vindo dos 'nuestros hermanos'. Um filme sobre o amor de uma mãe, com um cheirinho a sobrenatural a roçar o 'The Others'.

http://www.rottentomatoes.com/m/orfanato/






Entre les Murs (A Turma), de Laurent Cantet

Baseado na obra biográfica de François Bégaudeau, que também incarna no filme o papel de professor, sobre as experiências pessoais de ensino numa escola de um dos bairros problemáticos de Paris, onde as mais variadas classes e culturas são predominantes. Vencedor da palma de ouro do último festival de Cannes.

http://www.rottentomatoes.com/m/the_class/



Funny Games (Brincadeiras Perigosas), de Michael Haneke

Remake americano do seu próprio filme austríaco, original datado de 1997. Remake frame por frame, para dar a conhecer o seu tenso e macabro filme a outras audiências com um produto mais 'americanizado'. Destaques para Michael Pitt e Naomi Watts.

http://www.rottentomatoes.com/m/1175174-funny_games/






Gomorra, de Matteo Garrone

Adaptação do polémico livro do autor italiano Roberto Saviano, que retrata, em cinco histórias a máfia da Gomorra. Um livro que pode vir a custar a vida ao autor, já ameaçado pela própria máfia. O grande vencedor do melhor filme nos Prémios de Cinema Europeu de 2008.

http://www.rottentomatoes.com/m/1202115/





Gone Baby Gone (Vista Pela Última Vez...), de Ben Affleck

Uma grande estreia de Ben Affleck na realização com este thriller dramático. Baseado na obra favorita de Affleck - segundo palavras do próprio realizador - do autor de Dennis Lehane, o mesmo autor de Mystic River (trazido magistralmente para o grande ecrã por Clint Eastwood). O filme consegue, curiosamente, lembrar em certos momentos a obra de Eastwood referida. Esperemos que Ben Affleck siga assim o bom caminho.

http://www.rottentomatoes.com/m/gone_baby_gone/




Halloween, de Rob Zombie

O original de Carpenter é um clássico de terror, ninguém tira isso nunca. Rob Zombie já mostrou com os seus projectos anteriores, que tem uma visão bastante diferente para o género, muito própria e mais crua. Esta nova versão de Halloween, sobre o psicopata Michael Myers é apenas mais um exemplo, sem querer tirar o mérito a Carpenter, de um filme de terror bem elaborado e caracterizado. (Nota: Eu vi a versão Unrated R1 em DVD).

http://www.rottentomatoes.com/m/1179254-halloween/




Hunger (Fome), de Steve McQueen

Um drama forte, seco, sobre a greve de fome dos prisioneiros do IRA na Prisão de Maze, Belfast, liderada por Bobby Sands. Provavelmente um filme, que apesar da sua qualidade, nunca mais o quererei vê-lo na vida. Um verdadeiro murro no estômago.

http://www.rottentomatoes.com/m/1200841-hunger/





I'm Not There (Não Estou Aí), de Todd Haynes

Um fantástico e diferente biopic. Baseado em diferentes fases da vida de Bob Dylan, em cada qual, interpretado por um actor diferente.

http://www.rottentomatoes.com/m/im_not_there_suppositions_on_a_film_concerning_dylan/








In Bruges (Em Bruges), de Martin McDonagh

A surpresa do ano, filme de uma qualidade inesperada. Grande, grande filme!

http://www.rottentomatoes.com/m/in_bruges/








In the Valley of Elah (No Vale de Elah), de Paul Haggis

Largamente baseado em factos verídicos, o filme realizado por Paul Haggis tem como fundo o tema actual da guerra do Iraque. Onde um pai, patriota e veterano de guerra, investiga o desaparecimento do seu filho, um soldado recentemente chegado da guerra e que foi dado como desertor da sua unidade. Elenco de luxo com Tommy Lee Jones, Charlize Theron e Susan Sarandon.

http://www.rottentomatoes.com/m/in_the_valley_of_elah/



Iron Man (Homem de Ferro), de Jon Favreau

Por pouco que não esteve nesta lista, apesar das boas criticas recebidas. Sou fã, admito, de comics e as respectivas adaptações em filme. Mas simplesmente achei o filme tão ‘insosso’... Penso que serve, e bem, como uma boa introdução para o mundo do Homem de Ferro. Mas acho que guardaram muito para o segundo filme, e aquele final... E agora Tony Stark? Que venha é a sequela...

http://www.rottentomatoes.com/m/iron_man/



John Rambo (Rambo IV), de Sylvester Stallone

É o regresso de Rambo! Claro que merece estar nesta lista. Tal como Rocky é uma grande final da saga por Stallone.

http://www.rottentomatoes.com/m/john_rambo/







Juno, de Jason Reitman

A grande surpresa 'indie' do ano, tal como no ano passado tivemos o disfuncional e delicioso Little Miss Shunshine, este ano temos a Juno. São sempre bem-vindos projectos independentes como estes. Vencedor do Oscar de melhor argumento original para Diablo Cody, que gira à volta de uma jovem de 16 anos, fantasticamente interpretada por Ellen Page, que têm de resolver a questão, juntamente com a família e o namorado, de uma gravidez prematura, optando assim dar o bebé para doação.

http://www.rottentomatoes.com/m/juno/



La Habitácion de Fermat (O Enigma de Fermat), de Luis Piedrahita e Rodrigo Sopeña

Pode-se chama-lo do 'Cubo espanhol', chama-se O Enigma de Fermat, o filme estreia da dupla Piedrahita e Sopena. Onde 4 dos melhores matemáticos são estranhamente convidados para uma palestra mas encontram-se depois presos numa sala, e para sobreviverem tem de resolver os mais variados problemas. Mais um exemplo de como, apesar de ser um thriller simples e até muito dejá-vu, o cinema espanhol está muito à frente. E esperem até verem o Cronocrimenes (aka Timecrimes)!

http://www.rottentomatoes.com/m/fermat%27s_room/

Lars and the Real Girl (Lars e o Verdadeiro Amor), de Craig Gillespie

Lars apaixona-se por uma boneca, literalmente, de tamanho de uma pessoa real que encomendou pela internet. Quando apresentada ao seu irmão e à sua cunhada eles ficam mais preocupados do que surpreendidos... Uma boa comédia dramática, diferente, sobre o amor e a solidão, com um registo formidável de Ryan Gosling. Talvez o filme que mais passou despercebido este ano.

http://www.rottentomatoes.com/m/10007394-lars_and_the_real_girl/





Lust, Caution (Sedução, Conspiração), de Ang Lee

Drama, romance e traição neste thriller de espionagem passado na China durante a segunda guerra mundial, pela mão de Ang Lee.

http://www.rottentomatoes.com/m/lust_caution/







Michael Clayton (Uma Questão de Consciência), de Tony Gilroy

Estreia na realização de Tony Gilroy, argumentista dos filmes Bourne. Drama produzido e também protagonizado por Sidney Pollack, juntamente com grandes interpretações de George Clooney e Tilda Swinton, ambos nomeados para os Oscars.

http://www.rottentomatoes.com/m/michael_clayton/





The Mist (Nevoeiro Misterioso), de Frank Darabont

Outra grande adaptação de um conto de Stephen King por parte de Frank Darabont. Depois de Os Condenados de Shawshank e The Green Mile - À Espera de um Milagre.

http://www.rottentomatoes.com/m/mist/






My Blueberry Nights (O Sabor do Amor), de Kar Wai Wong

O primeiro filme americano de Wai Kar Wong com a estreia de Norah Jones no cinema, que também contribuiu para a banda sonora. Interessante de referir que a personagem de Norah Jones, apesar de ser a principal, é essencialmente secundária para todos os outros protagonistas, onde roda toda narrativa, Jude Law, Rachel Weisz e Natalie Portman. Um road movie com alma e coração.

http://www.rottentomatoes.com/m/my_blueberry_nights/



No Country for Old Men (Este País Não é Para Velhos), de Ethan e Joel Coen

Os irmãos Coen voltam a reencontrarem-se após os dois filmes de menor qualidade da filmografia deles, Ladykillers e Intolerable Cruelty. Grande vencedor da noite dos oscars. Sinal que a academia está a mudar cada vez mais, e para melhor. Longe parece ir os tempos de Titanic, A Paixão de Shakespeare e Chicago...

http://www.rottentomatoes.com/m/no_country_for_old_men/



Once (No Mesmo Tom), de John Carney

Pequeno filme independente irlandês, que foi dando nas vistas no festivais internacionais e ganhou ainda mais estatuto nos oscares quando ganhou na categoria de melhor canção original, com grande exibição da dupla protagonista Glen Hansard e Marketa Irglová. Saiu directo para video em portugal.

http://www.rottentomatoes.com/m/once/






Persepolis, de Vincent Paronnaud e Marjane Satrapi

O primeiro dos apenas dois filmes de animação que integram esta lista. Baseado nos comics da realizadora Satrapi, quase uma auto-biografia sobre a sua infância no Irão.

http://www.rottentomatoes.com/m/persepolis/






Rendition (Detenção Secreta), de Gavin Hood

Mesmo apesar de ser um tipo de filmes que não fazem grande sucesso entre o publico (ver o exemplo deste e de Body of Lies na box office) não deixam de ter o deu devido destaque. Parece que o publico não está mesmo virado para filmes com a guerra no pano de fundo. Só uma nota, foi só eu que achei as cores do filme bastante escuras? Tenho de o rever em DVD.

http://www.rottentomatoes.com/m/rendition/



Reservation Road (Traídos Pelo Destino), de Terry George

Um tenso drama familiar com Joaquin Phoenix, Jennifer Connely e Mark Ruffalo, em redor de um trágico acidente de carro. Boas performances do trio principal.

http://www.rottentomatoes.com/m/reservation_road/






Son of Rambow (Filho de Rambow - Um Novo Herói), de Garth Jennings

Demorou, mas foi bem-vinda a estreia nacional desta pequena pérola inglesa, do mesmo realizador de À Boleia pela Galáxia. Com boa recepção no festival de Sundance e no festival de Londres. Uma simpática comedia dramática sobre a amizade e a família, passado nos anos 80 onde dois miúdos completamente diferentes entre si, cada um apaixonado à sua maneira pelo Rambo, decidem ambos fazer a sequela do filme, o Son of Rambow.

http://www.rottentomatoes.com/m/son_of_rambow/



Speed Racer, de Andy e Larry Wachowski

Como se já se sabia, os irmãos Wachowski percebem de anime. Filme, a meu ver, muito mal ignorado e mal percebido. Sim é infantil (será?) e previsível e depois? Se não fosse o Sin City este seria certamente o filme com melhor estética visual digital que já vi. É uma delicia visual! E é caso para dizer 'what a ride'!

http://www.rottentomatoes.com/m/speed_racer/




Surveillance (Vigilância), de Jennifer Chambers Lynch

Após o decepcionante Boxing Helena, Jennifer Lynch mostra, ao segundo filme, o seu valor e prova que têm a quem sair da família. Grande vencedor do Festivel de Sitges de 2008, passou também por Cannes. Thriller policial com Bill Pulman e Julia Ormond como dois agentes do FBI que chegam a Santa Fe para investigarem uma série de assassinos macabros.

http://www.rottentomatoes.com/m/surveillance/



Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street (Sweeney Todd: O Terrível Barbeiro de Fleet Street), de Tim Burton

O estranho mundo de Tim Burton, o regresso ao negro e ao macabro nesta magistral adaptação do musical de Stephen Sondheim.

http://www.rottentomatoes.com/m/1183955-1183955-sweeney_todd_the_demon_barber_of_fleet_street/






There Will Be Blood (Haverá Sangue), de Paul Thomas Anderson

A odisseia de um magnata de óleo no inicio do século 20, interpretada por Daniel Day Lewis que lhe valeu o justo Oscar, Globo de Ouro, BAFTA entre outros prémios, todos na categoria de melhor actor do ano. Apesar de ter sido um dos filmes 'derrotados' da noite Oscares, Haverá Sangue foi bastante aclamado pela critica, aparecendo nas mais variadas listas dos melhores do ano.

http://www.rottentomatoes.com/m/there_will_be_blood/




The Tracey Fragments (Os Fragmentos de Tracey), de Bruce McDonald

Filme canadiano independente. Um projecto interessante, mais pelo tipo de montagem que é mostrada ao espectador, tal como o titulo indica, por fragmentos... Uma livre adaptação da obra homónima. Destaque de novo para Ellen Page.

http://www.rottentomatoes.com/m/tracey_fragments/





Tropa de Elite, de José Padilha

Outro grande produção vindo do Brasil, um retrato duro, real, tipo documental do BOPE, as forças especiais do Rio de Janeiro.

http://www.rottentomatoes.com/m/elite_squad/






The Wackness (À Deriva), de Jonathan Levine

Um filme simples, divertido, deu nas vistas no festival de Sundance e que passou despercebido, bem quase por todo o lado...

http://www.rottentomatoes.com/m/wackness/







WALL-E, de Andrew Stanton

Um dos melhores e mais fascinantes projectos vindo dos estúdios da Pixar.

http://www.rottentomatoes.com/m/wall_e/








We Own the Night (Nós Controlamos a Noite), de James Gray

Um fantastico thriller policial, diferente do habitual e com detalhes sublimes.

http://www.rottentomatoes.com/m/we_own_the_night/








Youth Without Youth (Uma Segunda Juventude), de Francis Ford Coppola

O regresso de Copolla após 10 anos parado, só isso é merecedor de destaque. E como se isso não chegasse, apresenta-nos uma excelente fábula dramática baseado na obra do autor romeno Mirceia Eliade. Apesar das criticas divididas, é um filme único com uma fabulosa realização e uma belíssima cinematografia.

http://www.rottentomatoes.com/m/youth_without_youth/

Sem comentários: