terça-feira, 17 de julho de 2007

The Golden Compass

Após a adaptação da trilogia do Senhor dos Anéis, a New Line Cinema vai-nos apresentar mais uma trilogia de fantasia: 'His Dark Materials' de Philip Pullman, autor na linha de outros do género como Tolkien, C.S Lewis (As Crónicas de Narnia) ou Lewis Carroll (Alice no País das Maravilhas).

The Golden Compass, baseado em Northern Light (só mais tarde renomeado como The Golden Compass devido à capa internacional americana ficando assim mais conhecido), é o primeiro capítulo da trilogia de fantasia His Dark Materials do autor britânico Philip Pulman, escrito em 1997 e eleito este ano como o melhor livro juvenil de língua inglesa dos últimos anos. Os direitos da adaptação das premiadas obras originais do autor foram comprados pelos estúdios da New Line em 2002, após o sucesso do primeiro capítulo em filme da obra de Tolkien, O Senhor dos Anéis - A Irmandade do Anel, trilogia que Peter Jackson adaptou e realizou (apesar de tudo e na sua generalidade) com bastante sucesso.

Este primeiro capítulo conta a mágica e excitante aventura de Lyra Belaqua, uma rapariga de 12 anos, na sua inesquecível e épica viagem até ao norte longínquo em busca de uma partícula microscópica capaz de unir vários universos. Num mundo paralelo onde as almas das pessoas manifestam-se como animais falantes e fiéis acompanhantes de cada ser humano pertencente e onde clãs, vilões, bruxas e outros seres mais improváveis coexistem. Um conto de fadas numa odisseia de cruzar dimensões que torna esta típica aventura infantil num épico complexo e filosófico com referências religiosas fortes.

O filme está a ser adaptado e realizado por Chris Weitz (About a Boy) e conta no seu elenco de luxo com nomes tão diversos como Nicole Kidman no papel de Mrs. Coulter, Daniel Craig como Lord Asriel, Sam Elliott, Eva Green, Ian McShane, Eric Bana, Kevin Bacon, John Hurt e, na sua estreia em filme e no papel principal de Lyra, Dakota Blue Richards, escolhida entre um casting de 10.000 candidatas.

Os títulos da trilogia His Dark Materials de Pullman, traduzida com o titulo Mundos Paralelos e disponíveis em portugal pela Editorial Presença, é composta por Os Reinos do Norte (The Golden Compass), As Torres dos Anjos (The Subtle Knife) e O Telescópio de Âmbar (The Amber Spyglass). E o primeiro capitulo está prestes a ser transformado para o grande ecrã, com estreia prevista para este Natal. Um projecto a seguir atentamente.

Site oficial

Trailer:

1 comentário:

C. disse...

Já tinha visto o trailer e estou curiosa. Espero que resulte num bom filme!