sexta-feira, 18 de maio de 2007

David Fincher

Com a estreia nas nossas salas do novo filme de David Fincher, Zodiac, é com bom grado que revisito aqui a obra de um dos meus realizadores actuais favoritos...



Alien 3 (1992)Apesar de ter sido, até a altura, o filme mais caro para um 'estreante', a sua estreia como realizador no cinema não podia ser pior... Numa produção cheio de conflitos com o estúdio 20th Century Fox, o filme não teve os resultados esperados tornando a experiência para Fincher num verdadeiro pesadelo.

Antes de tentar dar o seguimento da saga Alien para o grande ecrã, o realizador era conhecido pelos seus video-clips de grande produção para nomes como Madonna, George Michael, Billy Idol, Michael Jackson, Aerosmith, etc...


Se7en (1995)
Com Brad Pitt, Morgan Freeman, Gwyneth Paltrow e Kevin Spacey, Fincher brindou-nos em 1995 com o fantástico thriller policial negro sobre dois detectives que investigam um serial killer que se baseia nos rituais dos 7 pecados mortais para matar as suas vitimas, culminando não somente num final sufocante mas também num dos mais surpreendentes da década de 90. O filme foi aclamado tanto pela critica como pelo publico fazendo um excelente resultado na box office. Se7en Foi também nomeado para um BAFTA e um Oscar nas categorias de melhor filme.


The Game (1997)
O thriller de acção fantástico sobre um empresário, interpretado por Michael Douglas, que se encontra como principal protagonista de um jogo real que terá impacto na sua vida pessoal e profissional. Sean Penn interpreta o seu irmão num papel mais secundário, um misto de drama/acção e aventura muito twilight zone, num puzzle sufocante. Foi um filme que na altura desiludiu bastante, principalmente após o sucesso do seu antecessor, mas é no entanto um filme de bom grado e de estima para os fans do realizador.


Fight Club (1999)
Adaptação da obra de Chuck Palahniuk, com Edward Norton, Brad Pitt e Helena Bonham Carter, e resume-se a isto: Se ainda não viram, têm que ver este filme!


Panic Room (2002)
Em 2002 apresentou-nos o thriller de suspense Panic Room, com argumento de David Koepp e com Jodie Foster no papel principal. O resultado é o mais básico e mal amado filme de Fincher, que mesmo com boa recepção perante o publico em geral, o filme não foi tão bem recebido pela critica como os seus anteriores, tornando este, duma forma meramente indicativa, o mais fraco de Fincher mas sem dúvida a merecer o seu visionamento.


Zodiac (2007)
Adaptação do livro de Robert Graysmith, que retrata a investigação sobre o serial killer de nome Zodiac Killer que aterrorizou São Francisco na década de 60 e que nunca chegou a ser capturado. O filme conta com as participações de Jake Gyllenhaal, Mark Ruffalo, Robert Downey Jr., Anthony Edwards e Brian Cox e está a ter de uma forma geral óptimas criticas. O filme está presente no cartaz deste ano do festival de Cannes, em competição.



Projectos Futuros:

The Curious Case of Benjamin Button (2008)
Um filme de fantasia, baseado num conto de F. Scott Fitzgerald, que une novamente Fincher e Brad Pitt e conta a história de um homem que envelhece ao contrário. A adaptação está correntemente a ser filmada e conta também com Cate Blanchett num dos papeis principais.






Torso
Fontes já indicaram o nome de Fincher envolvido na adaptação do comic Torso de Brian Michael Bendis, sobre o verdadeiro Cleveland Torso Murderer que aterrorizou Cleveland na década 30 desmembrando num total 13 vítimas... Parece-me um projecto mais que adequado para o realizador.