quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

[Estreias da Semana] 01 de Fevereiro de 2007

Bobby de Emilio Estevez

Com: Anthony Hopkins, Demi Moore, Sharon Stone, Lindsay Lohan, Elijah Wood, William H. Macy, Helen Hunt, Christian Slater, Heather Graham, Laurence Fishburne, Freddy Rodriguez, Nick Cannon, Emilio Estevez, Martin Sheen, Shia LaBeouf, Jacob Vargas, Brian Geraghty, Joshua Jackson, Joy Bryant, Svetlana Metkina, Kip Pardue, David Krumholtz, Harry Belafonte, Mary Elizabeth Winstead

Site Oficial





Cargo de Clive Gordon


Com:
Daniel Bruhl, Peter Mullan, Luis Tosar, Gary Lewis, Samuli Edelmann

Site Oficial










Flyboys (Nascidos para Voar) de Tony Bill


Com:
James Franco, Martin Henderson, Jean Reno, Jennifer Decker, David Ellison, Mac McDonald, Tchéky Karyo, Ian Rose

Site Oficial










Little Children (Pecados Íntimos) de Todd Field


Com:
Kate Winslet, Jennifer Connelly, Patrick Wilson, Noah Emmerich, Jackie Earle Haley, Gregg Edelman, Sarah Buxton

Site Oficial










No Sos Vos, Soy Yo (Não És Tu, Sou Eu) de Juan Taratuto


Com:
Diego Peretti, Cecilia Dopazo, Soledad Villamil, Marcos Mundstock, Luis Brandoni

Site Oficial










The Pursuit of Happyness (Em Busca da Felicidade) de Gabriele Muccino


Com:
Will Smith, Thandie Newton, Jaden Smith, Dan Castellaneta, Zuhair Haddad

Site Oficial

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

'Blood Diamond' de Edward Zwick

Leonardo DiCaprio, Djimon Hounsou e Jennifer Connelly são os protagonistas desta aventura africana passada durante o caos da guerra civil de 1999 em Serra Leoa na África ocidental, altura do tráfego de diamantes. É esta a história de ficção com elementos reais do novo filme do realizador Edward Zwick, de The Siege e mais recentemente The Last Samurai. Nos créditos não podemos de deixar referir o lisboeta Eduardo Serra como director de fotografia, num maravilhoso trabalho a merecer destaque após o seu trabalho em Girl with a Pearl Earring lhe ter valido uma nomeação para os Oscares. Infelizmente, o mesmo não se repetiu este ano.


Solomon (Hounsou) é um pescador local que concorda com a ajuda oferecida por Archer (DiCaprio), um traficante de diamantes, para ajudar a encontrar a sua família desaparecida e vitimas da guerra. Tudo isto em troca de um diamante que o próprio Solomon encontrou e escondeu durante a altura em que tinha sido capturado para trabalhar como escravo numa mina de diamantes. Ambos contam também com a ajuda de uma jornalista americana destacada em África (Connelly).

Blood Diamond é tanto violento e chocante como espectacular. É um daqueles filmes que apesar de entreter em termos de acção consegue passar uma mensagem de alerta e sensibilizar os mais distraídos. Mesmo com um argumento simples, o filme captura a realidade trágica e a violência numa essência verdadeira e brutal. É um filme sério, arrebatador e emocionante, um excelente drama de acção e aventura como já não se via à algum tempo.


Em termos de interpretações, este trio de personagens principais galardoadas são cativantes e bem caracterizadas apesar da personagem de Jennifer Connely ser mais secundária. Curiosamente foi este filme que valeu a Dicaprio a nomeação deste ano para o Oscar de melhor actor principal em vez da sua interpretação aclamada em The Departed de Martin Scorsese. Opção escolhida pela Academia depois da sua dupla nomeação para ambos os filmes nos Golden Globes. Nomeação também mais que merecida para a categoria de melhor actor secundário é a de Djimon Hounsou como Solomon, que é de facto a melhor interpretação deste filme.

Blood Diamond (Diamante de Sangue): 9/10

Vencedores de Sundance 2007

Aqui ficam os vencedores do Festival de Sundance deste ano, anunciados ontem à noite no encerramento do festival, com os principais destaques para Padre Nuestro, Sweet Mud e Grace is Gone com John Cusack entre outros. Segue a lista completa dos vencedores:

Grand Jury Prize: Documentary - "Manda Bala (Send a Bullet)"

Grand Jury Prize: Dramatic - "Padre Nuestro"

World Cinema Jury Prize: Documentary - "Enemies of Happiness"

World Cinema Jury Prize: Dramatic - "Sweet Mud"

Audience Award: Documentary - "Hear and Now"

Audience Award: Dramatic - "Grace is Gone"

World Cinema Audience Award: Documentary - "In the Shadow of the Moon"

World Cinema Audience Award: Dramatic - "Once"

Directing Award: Documentary - Sean Fine & Andrea Nix, "War/Dance"

Directing Award: Dramatic - Jeffrey Blitz, "Rocket Science"

Excellence in Cinematography Award: Documentary - Heloisa Passos, "Manda Bala (Send a Bullet)"

Excellence in Cinematography Award: Dramatic - Benoit Debie, "Joshua"

Documentary Editing Award - Hibah Sherif Frisina, Charlton McMillian, and Michael Schweitzer, "Nanking"

Waldo Salt Screenwriting Award - James C. Strouse, "Grace is Gone"

Documentary Jury Special Jury Prize - "No End in Sight"

Independent Film Dramatic Competition Special Jury Prize for Acting - Jess Weixler, "Teeth" and Tamara Podemski, "Four Sheets to the Wind"

Independent Film Dramatic Competition Special Jury Prize for Singularity of Vision - Chris Smith, "The Pool"

World Cinema Documentary Competition Special Jury Prize - "Hot House"

World Cinema Dramatic Competition Special Jury Prize - "The Legacy"

Alfred P. Sloan Prize - "Dark Matter""

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

'The Wicker Man' de Neil LaBute


Remake do filme de culto britânico de mesmo nome, realizado em 1973 por Robin Hardy e baseado na obra de Anthony Shaffer.

Neil LaBute, de Nurse Betty e Possession, assume a adaptação deste remake na realização e argumento e não é feliz na sua estreia neste género de suspense/thriller.

Nicolas Cage interpreta, no papel principal, um agente da polícia que recebe uma carta de pedido de ajuda da sua ex-noiva para investigar o misterioso desaparecimento da sua filha em Summersisle, uma ilha privada povoada por uma sociedade com costumes e crenças já esquecidas, o paganismo.

The Wicker Man é o nome a que eram designadas as estátuas em forma de homem feitas com paus de madeira (ver foto acima), que eram usadas nos rituais de sacrifícios humanos e animais na antiguidade. Actualmente tais figuras são utilizadas como elementos festivos em cerimónias de algumas culturas com referências ao neopaganismo.

O filme é aqui apresentado como um drama/thriller sobrenatural e não é surpresa nenhuma falhar redondamente durante toda a sua progressão, tornando-se por vezes chato e demasiado óbvio. Apenas o climax no final é o único momento de mais valia do filme que, mesmo apesar de não ser nada de novo para quem conhece a obra, é no entanto a única vez em que realmente se consegue sentir o ambiente recordando-se assim do filme original, ficando longe do magnífico final desconfortável e perturbador do clássico de culto de 1973 (ver mais abaixo). De resto este remake é um vazio por completo e sem atmosfera.

Nos pontos mais cruciais, primeiro e fundamental, este filme falha monumentalmente na caracterização da personagem principal, onde ao contrário do original a personagem de Howie é um cristão devoto que se encontra chocado e deslocado com os costumes e crenças de uma religião totalmente diferente da sua. Depois é impossível não deixar de referir a personagem de Lord Summerisle, interpretado por Christopher Lee no original (ver foto abaixo) num dos melhores papéis da sua carreira, aqui interpretada numa figura feminina por Ellen Burstyn. Outros nomes mais conhecidos que preenchem os papeis secundários são os de Kate Beahan, Molly Parker, Leelee Sobieski e Diane Delano.

The Wicker Man (O Escolhido): 3/10


Para finalizar, e porque felizmente o original prevalecerá, deixo aqui a recordação do final original de The Wicker Man (1973):


quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

[Estreias da Semana] 25 de Janeiro de 2007

Anche Libero Va Bene (À Beira do Precipício) de Kim Rossi Stuart


Com:
Barbora Bobulova, Alessandro morace Moran, Marta nobili Moran, Kim Rossi Stuart

Site Oficial









Blood Diamond (Diamante de Sangue) de Edward Zwick


Com:
Leonardo DiCaprio, Djimon Hounsou, Jennifer Connelly, James Purefoy, Arnold Vosloo, Stephen Collins, Michael Sheen

Site Oficial











Stranger Than Fiction
(Contado Ninguém Acredita) de Marc Forster



Com:
Will Ferrell, Maggie Gyllenhaal, Dustin Hoffman, Queen Latifah, Emma Thompson

Site Oficial








The Wicker Man (O Escolhido) de Neil LaBute


Com:
Nicolas Cage, Leelee Sobieski, Ellen Burstyn, Molly Parker, Frances Conroy, Christa Campbell, Aaron Eckhart

Site Oficial

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Oscars - And the nominees are...

Já foram anunciados os nomeados para a 79ª cerimónia dos Oscars relativos ao ano de 2006, a decorrer dia 25 de Fevereiro em Hollywood no habitual Kodak Theatre.

Nas categorias principais os nomeados foram os seguintes:

Melhor filme: Babel; The Departed; Letters from Iwo Jima; Little Miss Sunshine; The Queen;

Melhor realizador: Babel (Alejandro González Iñárritu); The Departed (Martin Scorsese); Letters from Iwo Jima (Clint Eastwood); The Queen (Stephen Frears); United 93 (Paul Greengrass);

Melhor actor principal: Leonardo DiCaprio (Blood Diamond); Ryan Gosling (Half Nelson); Peter O'Toole (Venus); Will Smith (The Pursuit of Happyness); Forest Whitaker (The Last King of Scotland);

Melhor actriz principal: Penélope Cruz (Volver); Judi Dench (Notes on a Scandal); Helen Mirren (The Queen); Meryl Streep (The Devil Wears Prada); Kate Winslet (Little Children) ;

Melhor actor secundário: Alan Arkin (Little Miss Sunshine); Jackie Earle Haley (Little Children); Djimon Hounsou (Blood Diamond); Eddie Murphy (Dreamgirls); Mark Wahlberg (The Departed);

Melhor actriz secundária: Adriana Barraza (Babel); Cate Blanchett (Notes on a Scandal); Abigail Breslin (Little Miss Shunshine); Jennifer Hudson (Dreamgirls); Rinko Kikuchi (Babel);

Vejam aqui o resto dos nomeados, em todas as suas categorias.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

'Scoop' de Woody Allen


Depois do fantástico ensaio negro e trágico de Match Point, Scoop é o regresso de Woody Allen à comédia, que volta a filmar em Londres e de novo com Scarlett Johansson. Um regresso também mais que bem vindo ao protagonismo no grande ecrã é o do próprio Allen, algo a que os fãs ficarão satisfeitos com a sua habitual personagem tanto paranóica quanto divertida.

Scarlett Johansson interpreta Sondra Pransky, uma estudante americana de jornalismo a passar férias em Londres e que durante um numero de magia durante um espectáculo do mágico Splendini (Woody Allen) é contactada por um espírito do famoso jornalista
Joe Strombel (Ian McShane) à pouco tempo falecido. Strombel têm informações para o que podia ser o 'scoop' da vida dele: A verdadeira identidade do serial killer de nome The Tarot Card Murderer. Sondra ao investigar o caso, acaba por eventualmente de se apaixonar pelo presumível suspeito, o nobre lorde Peter Lyman interpretado por Hugh Jackman.

O filme é sem dúvida reciclado e apesar de não ultrapassar expectativas, não deixa de ser um bom filme. Simpático, simples, super divertido mas sobretudo com classe. Woody Allen não faz aqui mais uma obra prima, mas o que é certo aqui é que parte-se logo do princípio que não é isso a intenção do realizador.

Scoop: 7/10

quinta-feira, 18 de janeiro de 2007

'Fearless' de Ronny Yu


Jet Li interpreta Huo Yuanjia (título original do filme) neste biopic sobre o mestre chinês de artes marciais e fundador da federação de Jin Wu. Huo Yanjia tornou-se no mais famoso lutador em toda a China que, no virar do século 20, inspirou uma nação e entrou para a história lutando em representação do seu país. Depois de enfrentar e superar a tragédia pessoal, após de se ter consagrado campeão, lutou do fundo até ao topo numa viagem espiritual de moral e honestidade, defendendo o verdadeiro espírito das artes marciais e restaurando o orgulho e a glória à China quando o país estava fraco e politicamente confuso. Altura em que o país estava sendo vítima de invasão e da opressão exterior, para não falar da ascensão do Japão, Huo, para provar o valor da sua nação e mostrá-los de errado após de várias nações terem acusado o povo chinês de fracos, luta em nome do país aceitando o desafio de vários guerreiros do mundo, incluindo um wrestler russo, um boxeur americano e um samurai japonês. O filme segue também mas brevemente a sua infância e a altura em que era um jovem orgulhoso e motivado, no entanto é a tragédia, força e coragem da personagem que é mais presente durante o melhor do filme.


Com uma interpretação física de Jet Li fora do normal e uma coreografia de luta fenomenal assinada por, como não podia deixar de ser, Yuen Wo Ping (Matrix; Crouching Tiger, Hidden Dragon; Kill Bill; Danny the Dog entre outros) é com um ritmo frenético de acção e uma fantástica fotografia com grandes planos que se eleva o nível deste filme para o topo dos filmes deste género específico. O filme não é só um show de um espectáculo visual para encher o olho, tem também um bom argumento e uma grande realização por parte de Ronny Yu, aqui a surpreender após vários projectos anteriores bastante mais fracos...

Fearless é mais um épico de artes marciais excepcional, mais que aconselhável aos fãs do género. Infelizmente o filme foi cortado dos 150m originais para uma versão teatral de 103m, mas já saiu há pouco tempo a versão completa do filme para DVD, em várias edições estrangeiras.

Fearless (A Coragem do Guerreiro): 8/10

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

'Sunshine' trailer

De Danny Boyle, realizador de 28 Days Later e Trainspotting, chega-nos o trailer do seu novo filme de ficção cientifica intitulado Sunshine.

Com Rose Byrne, Cliff Curtis, Chris Evans, Troy Garity, Cillian Murphy, Hiroyuki Sanada, Benedict Wong e Michelle Yeoh.



Site oficial

[Estreias da Semana] 18 de Janeiro de 2007

Breaking and Entering (Assalto e Intromissão) de Anthony Minghella


Com:
Jude Law, Juliette Binoche, Robin Wright-Penn, Ray Winstone, Martin Freeman, Vera Farmiga

Site Oficial









Chaos (Caos) de Tony Giglio


Com:
Jason Statham, Ryan Phillippe, Wesley Snipes, Henry Czerny, Kimani Ray Smith

Site Oficial









Scoop de Woody Allen


Com:
Woody Allen, Hugh Jackman, Scarlett Johansson, Ian McShane

Site Oficial

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

'The Grudge 2' de Takashi Shimizu

Depois de vários filmes (quatro) da saga original japonesa Ju-On: The Grudge e o respectivo remake americano de 2004, Takashi Shimizu regressa novamente para a sequela americana do seu próprio remake. Nesta nova moda de Hollywood, como se não chegasse esta febre dos remakes de filmes de terror, já não é a primeira vez que no caso dos asiáticos o mesmo realizador faz precisamente o remake quando ele já fez o original. Portanto são feitos 2 filmes pelo mesmo realizador que são baseados no mesmo: o original asiático e o remake com a respectiva produção americana, com mais orçamento e neste caso com Sam Raimi na produção...

Mas ao contrário do outro exemplo mais feliz de Hideo Nakata onde em The Ring Two deu o exemplo na sequela (de louvar) e seguiu bem o caminho do primeiro filme sem o estragar e sem colar-se em demasia ao seu remake, esta nova aposta de utilizar o mesmo realizador para o remake pensando que talvez não existiria ninguém melhor para esse cargo, pelo o que parece não parece dar resultado em ambos os filmes desta série. Já tivemos o exemplo disso no primeiro filme, não por filme ser mau mas por ter ficado muito longe das expectativas criadas, sendo bastante inferior ao seu original Ju-on, então a sua sequela falha ainda em mais aspectos que o seu antecessor.


Nesta sequela salta-se entre Tóquio e Chicago devido às consequências causadas pela maldição perdendo por completo o ritmo da acção e segue-se a história de Aubrey Davis, interpretada por Amber Tamblyn, que é também exposta (entre outras pessoas) à mesma maldição sobrenatural que a sua irmã, Sarah Michelle Gellar tal como foi retratado no primeiro filme. Mas como seria de esperar, isto não vai mais além do vulgar 'mais do mesmo' mas também não se podia esperar mais desta sequela porque desde o inicio não prometia nada de mais. Portanto falha redondamente na tentativa de, pelo menos, satisfazer as já poucas pessoas que viram e até simpatizaram com o primeiro filme... Mas esta sequela distancia-se demais da história apresentado no original sendo um pouco incoerente e bastante previsível.

The Grudge 2 (A Maldição 2): 5/10

Globos de Ouro - Vencedores 2006



Na gala de atribuição dos prémios dos Globos de Ouro, decorrida ontem e correspondentes ao ano de 2006, os prémios principais foram para Babel como melhor filme na categoria de drama e Dreamgirls na categoria de comédia ou musical. Nas categorias de televisão Grey's Anatomy ganhou como melhor série de drama e Ugly Betty como melhor série em termos de comédia ou musical.

Martin Scorsese triunfou como melhor realizador contra a dupla nomeação de Clint Eastwood. Nas categorias de melhores actores principais nada de surpreendente, Forest Whitaker ganhou como melhor actor pelo filme The Last King of Scotland e Hellen Mirren como melhor actriz pelo seu desempenho como Rainha Isabel de Inglaterra em The Queen. Mirren também ganhou na categoria de melhor actriz na categoria da televisão por Elizabeth I, mini série também vencedora na sua categoria. Ainda na categoria de melhores actores, desta em comédia e musical os vencedores foram Meryl Streep em The Devil Wears Prada e Sacha Baron Cohen como Borat.

Nas categorias de melhores actores secundários, os prémios foram ambos para a dupla de estrelas de Dreamgils, Eddie Murphy e Jennifer Hudson.

Letters from Iwo Jima de Clint Eastwood, nomeado juntamente com Apocalypto de Mel Gibson para esta categoria, ganhou como melhor filme estrangeiro.

Cars ganhou como melhor animação e Peter Morgan como melhor argumento por The Queen.

Os restantes prémios das categorias principais de actores televisivos foram para: Hugh Laurie como melhor actor drama pelo seu papel em House e Kyra Sedgwick melhor actriz de drama em The Closer. America Ferrera melhor actriz em comedia ou musical em Ugly Betty e Alec Baldwin melhor actor de comédia ou musical em 30 Rock.

Para consultar a lista completa dos vencedores, ver aqui.

domingo, 14 de janeiro de 2007

'Flags of Our Fathers' de Clint Eastwood


O duplo projecto de Clint Eastwood sobre a sangrenta batalha da ilha de Iwo Jima, que decorreu durante a segunda guerra mundial, vista por ambos lados - Flags of Our Fathers pelo lado dos americanos e Letters from Iwo Jima pelo lado dos japoneses. Este último filme esperado com mais expectativa devido à sua recepção pela crítica, considerado por muitos como o melhor filme do ano de 2006 e um dos potenciais nomeados à corridas dos Oscares. Letters from Iwo Jima tem estreia prevista por cá em Fevereiro, dia 22.

Aqui, em Flags of Our Fathers, é retratada a história dos 6 soldados que levantaram a bandeira americana no topo de um monte da ilha de Iwo Jima, numa falsa manobra de esperança como símbolo de vitória pelo governo americano, num misto de publicidade e propaganda, de uma farsa como tão bem foi referido por Ira Hayes um dos soldados retratados no filme.

O filme, produzido por Steven Spielberg e argumentado por dois nomes de peso, William Broyles e Paul Haggis, é baseado na obra original de James Bradley e Ron Powers. James Bradley, que também é retratado no filme na altura da investigação para a obra, é precisamente o filho de John Bradley (Doc), um dos soldados que ajudaram a estear a bandeira.


Sendo produzido por Spielberg, não é estranho de se notar uma certa similaridade nas cenas de batalha que fazem lembrar o Saving Private Ryan e a mini-série Band of Brothers, no entanto é mais importante referir que estamos perante a uma das melhores fotografias de guerra alguma vez vistas em filme, com uns soberbos efeitos especiais e tudo isto debaixo de uma realização magnífica de Clint Eastwood como ele tão bem nos têm habituado ultimamente.

Numa estrutura não linear, este filme é um misto de três partes sendo a mais importante a batalha de Iwo Jima na tomada da ilha japonesa pelos americanos. Nas restantes, retratam a fama dos três 'heróis' sobreviventes na maior parte do filme e uma terceira parte mais curta retrata o autor da obra original e filho de John Bradley (Doc), James, nas suas investigações e entrevistas.

O filme, visualmente, é de facto arrebatador, é uma visão única de um retrato honesto, sentimental e ao mesmo tempo provocativo e crítico da guerra. Um heroísmo diferente, onde os verdadeiros heróis são os que morrem ao lado dos outros e não os que são vendidos à nação.

Após de aplaudir o filme 'vitorioso' de Clint Eastwood, é só esperar impacientemente pelo filme da 'derrota', o retrato do lado dos japoneses.

Flags of Our Fathers (As Bandeiras dos Nossos Pais): 9/10

sábado, 13 de janeiro de 2007

'Ghost Rider' Tv spot


A freewebs têm disponível online um novo Tv spot de Ghost Rider, a mais recente adaptação da Marvel realizado por Mark Steven Johnson. Para ver os restantes trailers consultar a página oficial do filme.

Este filme tem ante-estreia agendada em solo nacional na próxima edição do Fantasporto.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Os novos posters dos 'Piratas das Caraíbas'

Deixo aqui o look dos novos posters, com um feeling fenomenal, do terceiro filme da saga dos Piratas das Caraíbas.

Clickem nas imagens para aumentar.






If you think this is funny... Part 4

Obrigado ao Knoxville pelo link para o teaser trailer do Saw IV. ;)

quarta-feira, 10 de janeiro de 2007

[Estreias da Semana] 11 de Janeiro de 2007

Body Rice de Hugo Vieira da Silva


Com:
Sylta Fee Wegman, Alice Dwyer, Andre Hennicke, Luis Guerra, Julika Jenkins

Site Oficial










Fast Food Nation (Geração Fast Food) de Richard Linklater


Com:
Patricia Arquette, Bobby Cannavale, Luis Guzman, Ethan Hawke, Ashley Johnson, Greg Kinnear, Kris Kristofferson, Avril Lavigne, Esai Morales, Catalina Sandino Moreno, Lou Taylor Pucci, Ana Claudia Talancon, Wilmer Valderrama

Site Oficial







Fearless (A Coragem do Guerreiro) de Ronny Yu


Com:
Jet Li, Sun Li, Dong Yong, Nakamura Shidou, Nathan Jones

Site Oficial











Flags of our Fathers (As Bandeiras dos Nossos Pais) de Clint Eastwood


Com:
Ryan Phillippe, Jesse Bradford, Adam Beach, Paul Walker, Jamie Bell, Barry Pepper, John Benjamin Hickey

Site Oficial










The Grudge 2 (A Maldição 2) de Takashi Shimizu


Com:
Amber Tamblyn, Sarah Michelle Gellar, Arielle Kebbel, Jennifer Beals, Teresa Palmer, Takako Fuji, Ryo Ishibashi, Misako Uno, Shaun Sipos, Edison Chen

Site Oficial

terça-feira, 9 de janeiro de 2007

If you think this is funny... Part 3

Não resisto em deixar aqui o novo anúncio da Old Spice com o formidável Bruce Campbell.




'Black Snake Moan' Trailer e site oficial


Já se encontra disponível online o trailer e o site oficial de Black Snake Moan, o novo filme de Craig Brewer após Hustle & Flow, com Samuel L. Jackson, Christina Ricci e Justin Timberlake.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2007

If you think this is funny... Part 2

Harry Potter é Luke Skywalker! Clickem na imagem para aumenta-la.

If you think this is funny...

Um excerto de Clerks II irá inaugurar uma nova 'secção' (de humor) no blog. O nome ainda está para vir, no entanto deixo aqui o melhor momento do filme: o debate sobre as sagas de Lord of the Rings e Star Wars, como não podia deixar de ser nos filmes de Kevin Smith.

Golden Movie Awards 2006: Os meus nomeados

Decidi tornar público os meus nomeados escolhidos para os Golden Movie Awards 2006, portanto aqui fica a minha selecção de nomeados:

6 nomeados:
MELHOR FILME – Walk the Line; The Departed; Lady in the Water; Children of Men; Babel; The New World;

5 nomeados:
MELHOR FILME EM LÍNGUA NÃO-INGLESA – A Tale of Two Sisters; A Bittersweet Life; Volver; Caché; La Science des rêves;

MELHOR REALIZAÇÃO - Martin Scorsese; M. Night Shyamalan; Alfonso Cuaron; Stephen Frears; Alejandro González Inarritu;

MELHOR ACTOR - Philip Seymour Hoffman; Leonardo DiCaprio; Joaquin Phoenix; Paul Giamatti; Clive Owen;

MELHOR ACTRIZ - Reese Whiterspoon; Helen Mirren; Penelope Cruz; Meryl Streep; Kirsten Dunst;

MELHOR ACTOR SECUNDÁRIO - Jack Nicholson; Brad Pitt; Michael Sheen; Michael Caine; George Clooney;

MELHOR ACTRIZ SECUNDÁRIA - Scarlett Johansson; Natalie Portman; Juliane Moore; Michelle Williams; Rosario Dawson;

REVELAÇÃO DO ANO - V for Vendetta; The Three Burials of Melquiades Estrada; Little Miss Sunshine; Mission: Impossible III; Syriana;

MELHOR ELENCO - The Departed; Children of Men; The New World; Clerks 2; Brokeback Mountain;

MELHOR GUARDA-ROUPA - Memoirs of a Geisha; Marie Antoinette; Walk the Line; The New World; V for Vendetta;

MELHOR MONTAGEM – Babel; The Departed; The New World; Munich; Children of Men;

MELHOR FOTOGRAFIA - The New World; Miami Vice; Children of Men; Brokeback Mountain; Memoirs of a Geisha;

MELHOR ARGUMENTO - Lady in the Water; The New World; Children of Men; Clerks 2; The Queen;

MELHOR BANDA SONORA - Walk the Line; Marie Antoinette; Miami Vice; Lady in the Water; A Prairie Home Companion;

MELHOR DIRECÇÃO ARTÍSTICA - Memoirs of a Geisha; Good Night, and Good Luck; Munich; The New World; A Prairie Home Companion;

MELHOR SÉRIE TELEVISIVA – Lost; Veronica Mars; Heroes; Battlestar Galáctica; Grey 's Anatomy;

3 nomeados:
MELHORES EFEITOS VISUAIS - Superman Returns; V for Vendetta; Pirates of the Caribbean: Dead Man's Chest;

MELHOR FILME PORTUGUÊS - Coisa Ruim; Filme da Treta; 20,13;

MELHOR FILME ANIMADO - Ghost in the Shell 2; Cars; Ice Age 2;

Peter Jackson para o remake de 'The Wizard of Oz'?

A seguinte notícia é tão absurda quanto divertida, deixo aqui o scan encontrado na net tirado do Sydney Sunny Press. Clickem para aumentar a imagem.

domingo, 7 de janeiro de 2007

Exposição Oficial Star Wars no Porto


Depois do Museu da Electricidade de Lisboa, chegou a vez da Exponor no Porto acolher a exposição oficial da saga Star Wars. A exposição decorre em Fevereiro entre os dias 02 ao dia 28. Aqui ficam os detalhes oficiais:

Exposição STAR WARS
EXPONOR/Feira Internacional do Porto. Pavilhão 7
Porto

Data: 02/02/2007 a 28/02/2007
Aberto ao Público Sim
Horário 3ª a Domingo das 10h às 19h (encerra às 2ªs)
Preço Adulto:10 euros, Crianças dos 3 aos 7 anos: 5 euros

O visitante é convidado a fazer uma viagem pelos bastidores desta famosa saga cinematográfica, num ambiente que recria a saga. Ao atravessar as várias salas vai poder observar perto de 150 objectos originais e cerca de 100 desenhos, modelos, cenários e trajes usados durante a realização dos filmes, inclusivamente os fatos originais de Darth Vader, Padmé, Yoda e de outras personagens-chave, bem como para os modelos à escala das naves espaciais e cenários, dos quais se destacam a Naboo N-1 starfighter (com 10 m de comprimento) e o Podracer de Anakin, dão corpo e vida ao espírito desta saga única.
Depois do Museu da Electricidade, a Exponor ilumina-se para receber esta viagem que percorre os 12 mundos da galáxia Star Wars. Começando no mundo que viu nascer Anakin Skywalker, é na Sala de Projecção que, após um percurso de cerca de 2 horas, finda a visita, com a possibilidade de assistir à exibição dos filmes da saga e documentários sobre este imaginário.

'Apocalypto' de Mel Gibson

Mais um filme dos 'mais esperados do ano', ou assim o era esperado... com expectativa. O regresso de Mel Gibson na realização após o mais recente e polémico The Passion of the Christ (A Paixão de Cristo) e do galardoado e aclamado épico dramático Braveheart. É portanto, a terceira vez que o realizador se baseia em factos históricos para a sua visão em filme.

Apocalypto, que retrata a civilização Maia antes da chegada dos colonos espanhóis, realça-se mais que tudo e em primeiro lugar pela sua magnífica fotografia e pelo seu ambiente impressionante. É de facto um filme bem realizado e caracterizado, tal como Mel Gibson já nos habituou, mas ofuscado pelo sentido e o rumo da história. Mas vamos por partes.

O filme apesar de ter uma primeira parte impressionante, daquelas que se mais deseja e se anseia num filme épico, comete o erro de cair e infelizmente nos mais básicos dos clichés. É de facto tudo muito bem retratado, a extravagância da civilização e o início da sua própria destruição social que iria originar mais tarde o abandono demográfico, mas é um filme que se perde por completo a meio do caminho. Tudo isto é secundário a uma história de sobrevivência, a uma caça ao homem, perdendo-se por completo o quadro por inteiro de uma civilização em declínio que estava a ser tão bem retratada até ao momento. O filme após o seu fabuloso início e a partir da sua maldita metade, sofre um súbito e inesperado twist tornando-se demasiado centrado, tipo um 'fugitivo' épico do que um épico 'à escala' propriamente dito e como supostamente se esperava.


Notas positivas para as formidáveis interpretações do desconhecido grupo de actores principais e destaque tanto para a realização como para a produção do projecto, onde Mel Gibson usa novamente o dialecto original adequado à história, desta a linguagem maia Yukatek tal como o seu trabalho anterior The Passion of the Christ foi falado em latim e aramaico. E voltando a filmar sem receio a acção nua e crua, violentamente e sem moderação, já uma marca do realizador bem presente nos seus filmes, ou obsessão como muitos referem. Ou uma coisa ou outra, Apocalypto não é excepção.

Resumidamente, em termos de acção e aventura épica Apocalypto consegue como um todo ser um filme de média razoável, apesar do seu retrato falhado entregando básicas mas notáveis cenas de acção. Mas era no entanto uma premissa que dava a entender muito mais do que o resultado final realmente o é, onde parecia tudo muito bem encaminhado num projecto onde só parece falhar pelo desenvolvimento do argumento.



(review alterada e publicada em Hotvnews)

sábado, 6 de janeiro de 2007

'The Golden Compass' imagens



Deixo-vos aqui várias imagens novas da adaptação de The Golden Compass, que está com estreia agendada para o natal, e à primeira vista posso-vos garantir que o ambiente do filme está fantástico.

O filme, adaptado e realizado por Chris Weitz, é baseado no primeiro capítulo da trilogia de fantasia His Dark Materials, obras originais de Philip Pulman e conta com nomes como Nicole Kidman, Daniel Craig, Sam Elliott, Eva Green, Dakota Blue Richards, Ian McShane, Eric Bana, Kevin Bacon e John Hurt.


Ora vejam lá: (Clickem nas imagens para ampliar)




















Site oficial com conteúdo exclusivo.